Seis décadas da história de Albufeira através da fotografia

.

O fotógrafo Artur Pastor (1922-1999), que registou seis décadas da história de Albufeira, vai ser homenageado através de uma exposição de fotografia que poderá ser apreciada em dois locais: no Arquivo Histórico e no Museu Municipal de Arqueologia. “Albufeira por Artur Pastor” vai estar patente a partir de 9 de junho e prolonga-se até 16 de dezembro.

O espólio de Artur Pastor foi adquirido em 2001, quase na sua totalidade, pelo Arquivo Fotográfico de Lisboa, entidade que colabora nesta exposição.

No Arquivo Histórico, a mostra intitula-se “Locais com história” e é constituída por 42 fotografias, entre as décadas de 40-90, onde Pastor capta as ruas, gentes, hábitos e costumes, vivências, o património e a paisagem. A mostra é complementada por documentos e uma coleção de fotografias das férias passadas em Albufeira dos anos 60-70, cedidas por Artur Pastor (filho).

Já no Museu Municipal de Arqueologia, há para ver 35 fotografias cuja temática é “O mar e as suas gentes”, onde Pastor capta a fauna piscatória, o espírito marítimo das gentes de Albufeira e o ambiente turístico entre as décadas de 40-60 e 80.

NC|JA

You must be logged in to post a comment Login