Zoo de Lagos instala câmaras nos ninhos dos calaus

ouvir notícia

.

O parque zoológico de Lagos instalou câmaras no interior dos ninhos dos calaus, de forma a monitorizar tudo que acontece no seu interior. Assim, à porta de cada instalação está um monitor que permite ver tudo o que acontece, durante os cerca de quatro meses em que a fêmea fica fechada no ninho.

Este projeto vai contribuir, em grande escala, para “a observação de todo o processo de reprodução destas espécies e ao mesmo tempo tem uma vertente educacional muito importante pois permite aos visitantes acompanhar em pormenor todos estes comportamentos”, adianta o Zoo de Lagos em nota de imprensa.

Desta forma, os responsáveis do parque vão poder acompanhar a vida de uma mãe calau de casco negro, através dos monitores colocados no exterior da instalação destas aves, mas também através de uma câmara instalada no interior do ninho, que está selado, a transmitir tudo aquilo que se passa lá dentro.

- Publicidade -

“Um dos exemplos do que se pode observar é a fase de alimentação. Enquanto do lado de fora conseguimos ver o macho a entregar alimentos através do pequeno orifício, basta de seguida olhar para o monitor para acompanharmos a ação da fêmea a receber esse alimento”, explicam os responsáveis, frisando que se tratam de “momentos únicos e raros, pois são poucos os zoos a permitirem partilhar tal experiência”.

Raro, também, foi o nascimento dos calaus enrugados. “Na Europa apenas nasceram três e um deles foi no Zoo de Lagos”, salientam os técnicos do parque.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.