Violência contra as mulheres é tema de debate em Loulé

ouvir notícia

.

A prevenção e o combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica serão temas em discussão, no próximo dia 26 de agosto, às 21h00, no salão nobre da Câmara de Loulé. A conferência é promovida pelo deputado Mendes Bota, que terá a seu lado Maria José Magalhães, presidente da UMAR, e uma das maiores referências da luta pelos direitos da mulher, Maria Antónia Palla.

A Convenção de Istambul, como é conhecido o novo instrumento internacional que criminaliza a violência doméstica, entrou em vigor a 1 de agosto. O deputado Mendes Bota foi o autor da resolução e da recomendação que foram aprovadas por unanimidade em Estrasburgo, a 3 de outubro de 2008.

Nesta saga, o deputado algarvio contou com o apoio de dois embaixadores junto do Conselho da Europa, ambos com raízes louletanas, primeiramente o embaixador Américo Madeira Bárbara e, na decisiva etapa final, o embaixador Luís Castro Mendes.

- Publicidade -

A UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) é uma ONG com 30 anos de história, constituída em 12 de setembro de 1976, e esteve profundamente envolvida no avanço da convenção.

“A violência doméstica, mais generalizado do que se pensa e também abafado, é um drama no país como decorre do noticiário quotidiano, e também com expressão alarmante no Algarve”, referem os promotores desta conferência, que contará ainda com especialistas e responsáveis que intervirão no debate.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.