Vila do Bispo avança com obras e mantém apoios sociais

ouvir notícia

.

Apesar das restrições financeiras a que as autarquias estão sujeitas, o orçamento municipal de Vila do Bispo prevê avançar no próximo ano com algumas obras e manter os apoios sociais aos mais carenciados

O equilíbrio das contas municipais continua a ser a principal aposta da Câmara de Vila do Bispo, num ano que deverá continuar a ser difícil para as autarquias e munícipes.

A câmara aprovou na semana passada o orçamento municipal para 2015, no valor global de 17 milhões de euros (em 2014 chegou aos 17,6 milhões).

- Publicidade -

À semelhança do ano anterior, a grande aposta do documento assenta no equilíbrio e na recuperação financeira da autarquia, sem deixar de parte a realização de alguns investimentos, bem como, os apoios sociais aos mais carenciados.

“As opções políticas para o próximo ano vão traduzir-se em obra. Consistem essencialmente nas grandes opções que os munícipes expressaram no decorrer das sessões do orçamento participativo que se realizaram no passado mês de outubro, bem como das reuniões de trabalho realizadas com os quatro presidentes de junta de freguesia”, adianta o executivo socialista liderado por Adelino Soares, que terá como meta “manter o equilíbrio e a sustentabilidade financeira da autarquia conseguida nos últimos anos”.

Obras vão avançar em todas as freguesias

Ao mesmo tempo, a Câmara de Vila do Bispo realça que o orçamento contempla “medidas de contenção e investimento”, garantindo desta forma “o desenvolvimento do concelho e o bem-estar da população, sem que sejam assumidas responsabilidades que possam comprometer negativamente as gerências futuras”.

Em relação às obras que vão avançar em 2015, a autarquia destaca na freguesia de Vila do Bispo e Raposeira a recuperação do edifício dos Celeiros, a elaboração do projeto de reabilitação da Praça da República e, ainda, a construção do loteamento municipal do Castelejo, com a criação de cerca de 24 lotes e respetivos arruamentos na sede do concelho.

Já na aldeia da Pedralva será construído um sistema próprio de abastecimento de água e na Raposeira proceder-se-á à recuperação e adaptação da escola primária num núcleo museológico. Na localidade das Hortas do Tabual será construído um novo reservatório de água.

Quanto às prioridades para a freguesia de Barão de São Miguel, o plano prevê a intervenção na ribeira, a construção da rede de saneamento e de abastecimento de água no loteamento Rui Vaz, bem como a pavimentação do respetivo espaço.

Também na freguesia de Sagres estão previstas várias intervenções, nomeadamente no mercado municipal e a construção e ampliação da sede do Clube Recreativo de Sagres. A execução do projeto da requalificação do Centro de Sagres é outra das ações incluídas no plano de atividades e orçamento para 2015.

A requalificação das ruas Areias de Cima, da Residência e 25 de Abril, bem como, a envolvente da Praça da República são as ações a executar na freguesia de Budens.

Apoios sociais para mais carenciados

O executivo municipal destaca também que o orçamento para 2015 evidencia uma preocupação em manter os apoios sociais aos munícipes mais carenciados, nomeadamente nos casos e situações emergentes de carência social e económica, designadamente os apoios para medicamentos, renda da habitação, natalidade e apoio ao ensino (bolsas de estudo e de investigação), entre outros.

O documento será, agora, sujeito a aprovação da assembleia municipal.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.