Trabalhadores da Litográfica do Sul não vão receber o mês de março

ouvir notícia

Trabalhadores, bem como familiares e amigos, concentraram-se esta manhã à porta da empresa

Terça-feira haverá concentração à porta da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, para sensibilizar os autarcas para a situação que se vive na empresa. Mais de quatro dezenas de trabalhadores estão em risco de perder o emprego, caso a Litográfica do Sul encerre

.

DOMINGOS VIEGAS

- Publicidade -

Os trabalhadores da Litográfica do Sul, empresa sediada em Vila Real de Santo António, foram informados esta tarde, pela administradora judicial nomeada pelo Tribunal, de que não irão receber o salário de março e que poderão ficar em casa até à próxima quinta-feira, altura em que haverá uma nova reunião.

“Disseram aos trabalhadores que não há dinheiro para pagar o mês de março e que podem ficar em casa, até quinta-feira, sem que lhes seja marcada falta. Mas os trabalhadores já garantiram que vão apresentar-se ao serviço na segunda-feira”, revelou, ao Jornal do Algarve, António Hilário, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE Sul).

“A administradora judicial não falou comigo, apesar de ter combinado que o fazia após a reunião com os trabalhadores. Só sei que ainda não há qualquer plano em relação ao PER [Processo Especial de Revitalização], ainda vão fazer o estudo… Por isso não há nada de concreto. Neste momento é zero”, explicou aquele dirigente sindical.

António Hilário frisa que os trabalhadores ainda não foram notificados do encerramento da empresa. “Isto pode ser uma luz ao fundo do túnel, mas alguns trabalhadores acreditam que a empresa irá mesmo fechar”.

Os cerca de 44 trabalhadores foram surpreendidos na manhã de quarta-feira com um edital do Tribunal de Olhão, colocado na porta de entrada e fora da hora de trabalho, a anunciar a nomeação de um administrador judicial para a empresa, no âmbito de um processo relacionado com dívidas, que decorre no Tribunal de Olhão.

A empresa está, agora, sob um Processo Especial de Revitalização (PER), no âmbito do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (CIRE), uma situação que é requerida para “permitir ao devedor que esteja numa situação economicamente difícil ou em situação de insolvência iminente, mas que ainda seja passível de ser recuperado, negociar com os credores com vista a um acordo que leve a revitalização daquele”.

Concentração na terça-feira à porta da Câmara

Entretanto, António Hilário reveou que os trabalhadores irão reunir-se em plenário na próxima terça-feira, a partir das 08h30, e vão concentrar-se à porta da câmara municipal de Vila Real de Santo António, fazendo coincidir a sua presença com a sessão de câmara que decorre a partir das 09h00.

Situação “estranha” porque “nunca faltaram encomendas”

Membros do sindicato, bem como familiares e amigos dos trabalhadores estiveram concentrados desde esta manhã à porta da Litográfica do Sul. Pouco depois do meio dia, os trabalhadores aproveitaram a hora do almoço para se juntar à concentração. Foi nesta altura que se começaram a ouvir, bem alto, frases como “Queremos trabalhar”, “Trabalho sim, desemprego não” e “Desemprego em Vila Real, só interessa ao capital”.

Os trabalhadores temem o encerramento da empresa, uma situação que colocaria no desemprego mais de quatro dezenas de pessoas, algumas com mais de 40 anos de casa.

Tanto sindicato como funcionários da empresa estranham toda a situação, pois garantem que “nunca faltaram encomendas” e que “o que está em falta é a matéria-prima”.

A Litográfica do Sul foi criada em 1948 e especializou-se na impressão em papel, nomeadamente de rótulos, livros, revistas, cartazes e folhetos publicitários. Atualmente pertence a um grupo empresarial, sediado na zona de Setúbal, que integra mais seis empresas, quatro delas em Portugal, uma em Espanha e outra na Tunísia.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.