Tiroteio mortal na Ucrânia fragiliza trégua pascal

ouvir notícia

Tensão não acalma no leste da Ucrânia

Pelo menos duas pessoas morreram este domingo num tiroteio próximo de Slavyansk, cidade do leste da Ucrânia, que está sob o controlo de separatistas pró-russos, ameaçando a “trégua pascal” anunciada por Kiev.

Segundo a Reuters, quatro veículos aproximaram-se do posto de controlo dos rebeldes pró-russos e, de repente, os ocupantes saíram e começaram a abrir fogo contra os separatistas, que responderam também com disparos.

“Nós tivemos dois mortos e quatro feridos”, afirmou Vladimir Vyatch Ponomarev, um dos rebeldes pró-russos, que estava no local, frisando que dois jipes foram queimados. A BBC, por sua vez, já avança cinco mortos.

- Publicidade -

Estas foram as primeiras vítimas resultantes de confrontos armados no leste da Ucrânia desde que um acordo internacional foi assinado quinta-feira, em Genebra, prevendo a desocupação dos edifícios públicos e o desarmamento dos rebeldes.

O tiroteio fragiliza a trégua de Páscoa, anunciada pelas autoridades ucranianas, que pressupõe a suspensão de todas as operações militares contra os separatistas pró-russos.

Os líderes da Igreja Ortodoxa na Ucrânia e na Rússia já condenaram os ataques e pediram o “fim da violência”. Na sua mensagem de Páscoa, o chefe da Igreja Ortodoxa da Ucrânia, o Patriarca Filaret, apontou o dedo à agressão da Rússia contra o seu país: “Deus não pode estar do lado do mal, por isso o inimigo do povo ucraniano só poderá ser condenado à derrota. Senhor, ajuda-nos ressuscitar a Ucrânia”, declarou.

Também o chefe da Igreja Ortodoxa Russa, o Patriarca Kril, sublinhou a necessidade de “reconciliação” e o regresso à “paz “na Ucrânia. “Nestes dias de Páscoa as nossas orações a Deus são para o povo da Ucrânia, para uma reconciliação e amizade, pelo fim da violência, pois é vital o amor de um povo para o outro”, afirmou o líder religioso.

O acordo internacional, que prevê a desocupação dos edifícios públicos na Ucrânia e o desarmamento dos rebeldes, foi assinado na quinta-feira em Genebra pelo ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andrii Dechtchitsa, e a alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e para a Política de Segurança, Catherine Ashton.

Os EUA já ameaçaram aumentar as sanções contra a Rússia, caso os separatistas não respeitem o acordo.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.