Tem 20 anos, está detido e é suspeito de pertencer ao Estado Islâmico. A pena depende do quanto quiser falar

ouvir notícia

O primeiro dia no tribunal. O jovem que vai a julgamento, de costas, tem uma proposta dos procuradores para passar menos tempo na cadeia

Kreshnik Berisha arrisca dez anos de prisão se for condenado por pertencer ao Estado Islâmico. Em troca de informações, os procuradores alemães estão dispostos a reduzir a pena para três ou quatro anos, no máximo. O julgamento começou esta segunda-feira na cidade natal de Berisha – Bad Homburg, perto de Frankfurt.

Filho de pais kosovares, Berisha viajou para a Síria, através da Turquia, em julho de 2013, na companhia de mais seis colegas de escola. Ainda segundo a acusação, depois de receber treino militar, trabalhou como socorrista e guarda. Durante os seis meses que passou em Aleppo, no norte da Síria, terá participado em três batalhas contra os homens do Presidente Bashar al-Assad. Os investigadores disseram em tribunal que recebeu cerca de 50 euros por mês, mais alimentação e fardamento.

Berisha, que na adolescência jogou futebol num clube judaico, o Makkabi Frankfurt, ter-se-á convertido ao fundamentalismo islâmico quando era estudante de engenharia civil numa escola profissional.

- Publicidade -

O jovem encontrava-se a caminho de casa quando foi preso no aeroporto de Frankfurt, em dezembro do ano passado. As autoridades desconhecem, para já, por que razão terá regressado à Alemanha, mas afastam a possibilidade de estar a planear um ataque terrorista.

A Alemanha anunciou na passada sexta-feira que irá processar todos aqueles que tenham recrutado ou divulgado a propaganda do grupo islâmico. Este que é o primeiro julgamento na Alemanha por alegada adesão ao Estado Islâmico ocorre num contexto de alarme face à potencial ameaça representada pelo regresso de jihadistas à Europa.

Estima-se que, só na Alemanha, os grupos jihadistas tenham recrutado cerca de 400 islamitas. A estes somam-se outras centenas de diferentes países europeus, entre os quais portugueses.

Esta segunda-feira, o presidente francês, François Hollande, apelou a uma ação internacional conjunta para enfrentar a ameaça dos militantes do Estado Islâmico.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.