SMS: Os burlões armaram a tenda nesta feira

Opinião de Carlos Albino

Uma coisa é a crença ou são as crenças, outra muito diferente é a charlatanice, o embuste, o dolo. Até nisto, bruxas, feiticeiros e curandeiros já não são o que eram, passe a gasta expressão. Outrora esta gente, na ausência de medicina e de médicos, usava segredos da natureza à mistura com rituais para curar. E às vezes até curavam, não pelos rituais mas pelos segredos que hoje são matéria-prima das medicinas alternativas já colocadas nos tronos universitários. Em nome de crenças, muita dessa gente foi queimada em ondas da justiça mais ignóbil. Que a memória não falte, já que Deus, pelo que dizem, não esquece. Hoje, a liberdade de crença, coisa que jamais se saberá onde começa e acaba (por vezes, com os fundamentalismos, acaba mesmo mal), hoje essa liberdade intocável não só suscitou um largo campo aberto à convivência das crenças como também facilitou a atuação de todo o género de trapaceiros que não são bruxos, toda a espécie de vigaristas e aldrabões que não são curandeiros, toda a fila de intrujões, tramoeiros e bilontras que não são feiticeiros. Mais grave é quando os embusteiros, já organizados, dissimulam a falcatrua com a crença, recobrem os espinhos da impostura com o veludo de objetivos humanitários, ou quando pintam o ardil com as cores divinas que até Deus desconhece. E isto tudo para dizer que o Algarve parece uma feira visitada por ingénuos, na qual cada burlão montou a sua tenda.

Há de tudo. Desde o “doutor” com nome de batuque no sertão e, supõe-se, com osso de rato no nariz, à especialista de búzios e cristais “especializada em casais” que, para credibilizar a sua “clínica de orientação espiritual”, assegura que se tornou na “parapsicóloga mais bem desenvolvida da Europa”, toda esta gente, à falta de médicos no Hospital de Faro, apela a que se pare de sofrer, que se acabe com insónias e depressão, que se vença impotências disto e daquilo, que o negócio traga lucros, que “vidas passadas” e a “maldição familiar” sejam riscadas do cartão de cidadão, ou até que “problemas no tribunal” fiquem resolvidos com um estalido de dedos.

Os que não têm rosto, invadem as caixas de correio mesmo que estas tenham a indicação de recusa de publicidade não solicitada, e colocam papelotes em tudo o que seja vidro de automóvel. Os que têm rosto, andam de dois em dois, à custa de mansinhos voluntários pensionistas e de desempregados de longa duração interpelando abusivamente com quem se cruzam como se Deus deles precisasse para assinar a rogo. Toda esta gente olha para a Sociedade em que deliberadamente não participa, como se a mesma Sociedade onde montaram tenda, fosse terra para invadir e para conquistar. É claro que invadem o mundo dos ingénuos e conquistam os crédulos que são maltratados ou marginalizados nos lugares onde a Saúde, a Segurança e o Direito deviam ser garantias de serviço público e não como coisas equiparada à adivinhação por búzios.

Pela quantidade das tendas da crendice, pelo número de burlões e pela desfaçatez dos espertalhões, não quero ter essa crença, mas tudo leva a crer que este é um dos sinais da terceiro-mundização do Algarve. E esta terceiro-mundização que formata uma “cultura” e até as crenças, não se pode eliminar por decreto, mas faz decretos e influencia os decretos.

Flagrante praga: Nada de confusões. Uma coisa é o mundo dos criadores de cultura e de ciência. Outra, bem diferente, é o mundo dos parasitas da Cultura criada e da Ciência conseguida. E quando cheira a subsídio, os parasitas são uma praga.
Carlos Albino

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.