SMS: É o petróleo, meu inteligente

Opinião de Carlos Albino

Oxalá que não seja uma metáfora. Sousa Cintra, muitos antes desse envolvimento com petróleos e apenas envolvido com a bola, indo a conduzir o seu carro e ao mesmo tempo entrevistado pela TSF, ficou célebre naquele desabafo reforçado pelo calão quando partiu o vidro da janela que julgara aberta. Atirou uma garrafa de vidro para a estrada e o vidro rendeu-se à sua força de mão, levando os ouvintes da estação a ouvirem em direto a prova da literacia de Cintra. Oxalá que o episódio não venha a ser metáfora ou antecipação do que se passa com a corrida à exploração de petróleo e gás natural no Algarve, coisa muito mal explicada. Aliás, só avança porque não há explicação credível nem aceitável, já faltando pouco para que os interessados e seus emissários não comecem a imitar o impropério de Cintra contra a janela do seu carro.

Nos contratos assinados, um dos motivos de força maior invocados para a gestão de responsabilidades, por entre hipotéticas rebeliões das populações e supostas guerras civis como inviabilizadoras do negócio, estão terramotos. E aqui é que bate o ponto, sem que se saiba até onde bate. Todos sabemos que os epicentros dos terramotos que ao longo dos séculos assolaram o Algarve, tiveram epicentro no mar a sul de Tavira ou ao largo do Cabo de São Vicente. É um motivo de força maior para o qual é aconselhável que nos devamos precaver, não esperando que seja a Galp, a Repsol, ou a Portfuel a dizer-nos que “é o petróleo, meu inteligente”, já que quem está de braços cruzados perante o que se está a passar, à exceção dos emissários, não tem direito a ser tratado como palerma, mas como inteligente, como a metáfora do senhor Cintra ensina.

O Algarve, geologicamente, é uma zona altamente sensível e não pode ser tratado como se fosse uma garrafa vazia de água atirada por um caçador de entrevistas. Oito quilómetros de distância, para o caso, não é nada. Comparar petróleo/turismo como mera questão de custo/benefício omitindo que nisto há pessoas cuja cultura vai além do impropério, e que as pessoas devem contar à cabeça e serem ouvidas, é não perceber que há barris de petróleo mas que também há barris de pólvora. Sossegar as consciências com Cádis é julgar que os outros desconhecem que Cádis é Cádis e que para este efeito ou em função das consequências, Cádis pouco ou nada tem a comparar com o Algarve. Pensar-se que Portugal fica menos dependente em petróleo ou no gás, é hoje já apostar no cavalo errado. E quanto a ganhos, uma ninharia que faz rir qualquer escocês que faça contas com o petróleo do Mar do Norte.

Seria melhor os da prospecção arrepiarem caminho e não atirarem a garrafa de vidro sem se certificarem que a janela do seu carro está aberta. Depois de uma tragédia, é tarde.

Flagrante dever de resposta: É vergonhoso que Vossa Excelência não se demita e não perceba que um concurso público tem como limite o interesse privado, seja este individual ou de grupo.
Carlos Albino

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

“Terra do Atum” de portas abertas para o mundo

Durante o mês de fevereiro, entre os dias 17 e 25, a confraria do...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.