Silves: Ponte velha encerrada por risco de “colapso iminente”

ouvir notícia

.

A ponte velha de Silves terá mais de 600 anos e há muito que vem sofrendo com o peso da idade. Na terça-feira, a câmara decidiu encerrar “provisoriamente” a estrutura devido à “ameaça de colapso iminente”, procurando agora garantir o financiamento para as obras de conservação e restauro

A Câmara de Silves decidiu encerrar na semana passada a circulação na ponte velha “por razões de segurança”. A autarquia adianta que se trata de uma medida “provisória” e baseada nos relatórios do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (2008), no estudo de diagnóstico realizado por uma empresa especializada (2015) e de uma vistoria datada de abril de 2016.

A decisão, tomada em reunião de câmara, por unanimidade, inclui a interdição de circulação de pessoas e veículos, marítimos e terrestres, tanto no tabuleiro, como na parte inferior da ponte.

- Publicidade -

“A ponte velha de Silves evidencia processo avançado de degradação, ameaçando risco iminente de colapso, pelo que a medida tomada pela autarquia se impõe como precaução e salvaguarda de eventuais acidentes”, refere a câmara em comunicado.

Entretanto, a autarquia já adjudicou a elaboração de um projeto que conduzirá à realização da empreitada de conservação e restauro da ponte velha de Silves.

Para isso, o executivo liderado pela presidente Rosa Palma está a insistir junto da Direção Regional de Cultura do Algarve no sentido de garantir financiamento para o restauro da ponte velha, visto que, “de momento, somente a elaboração do projeto técnico tem comparticipação comunitária garantida”.

Ao mesmo tempo, o município prepara o lançamento de um concurso público para a remodelação das redes de água e saneamento, com passagem pela ponte nova de Silves, que libertará a ponte velha das respetivas condutas.

(Notícia publicada na edição de 11 de agosto do JA)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.