Secretário de Estado dos Transportes sublinha investimento do Governo na economia do mar

ouvir notícia

O secretário de Estado dos Transportes, Carlos Fonseca, sublinhou hoje o investimento do Governo na economia do mar, nos portos, marinas e centros de investigação.

Na cerimónia comemorativa do Dia Mundial do Mar, em Oeiras, o governante relembrou “o momento de crise que o mundo atravessa e os seus reflexos em Portugal”.

Carlos Fonseca sublinhou que “é de novo o mar que hoje oferece a Portugal e aos portugueses a saída para a ultrapassagem de constrangimentos”, à semelhança do que aconteceu em vários momentos da história do país.

- Publicidade -

“O mar encerra oportunidades”, afirmou o secretário de Estado. Turismo, náutica de recreio e lazer, biotecnologia marinha, aquicultura, pesca, energias renováveis (como a energia das ondas) e construção e reparação naval foram alguns dos pontos estratégicos salientados.

“Esta é a aposta do Governo”, rematou Carlos Fonseca.

O secretário de Estado destacou as recentes inaugurações da expansão em curso do Terminal XXI de Sines, do novo Terminal Multiusos do Porto de Leixões e da primeira nave da plataforma logística de Sines, bem como a construção do ramal de Alcácer, a renovação do troço de Vendas Novas a Évora e o lançamento de investimentos como o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, o Centro de Investigação e Tecnologias do Mar e o Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

Carlos Fonseca avançou que os cruzeiros vão poder atracar no novo terminal de Leixões já em março de 2011, enquanto que, em Lisboa, a obra deverá estar concluída em 2013.

O secretário de Estado lembrou ainda a requalificação da Doca de Pedrouços, um investimento de 10 milhões de euros, que “alavancará outros investimentos privados de apoio à náutica de recreio, favorecendo o desenvolvimento de uma fileira de atividades ligadas ao setor”.

“A náutica de recreio e a pesca não podem ser encaradas como atividades menores do setor marítimo, antes representam oportunidades que importa aproveitar”, considerou Carlos Fonseca.

Salientando “a importância da marinha mercante”, o secretário de Estado dos Transportes assegurou ainda o “trabalho contínuo do Governo” para que “as condições de segurança e de vida e de trabalho a bordo possam continuar a registar padrões positivos”.

No evento comemorativo, que decorreu no Centro de Controlo de Tráfego Marítimo, em Paço de Arcos, Oeiras, foi ainda assinado um memorando de entendimento entre os parceiros sociais com vista ao desenvolvimento do emprego dos marítimos portugueses.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.