S. Brás de Alportel: Dia do Município com os olhos postos no futuro

ouvir notícia

.
CapsuladoTempo
.

“Homenagem ao passado, de olhos postos no futuro”. Foi esta a mensagem das Comemorações do 101.º aniversário do Município de São Brás de Alportel, que culminaram o programa anual de comemorações do Centenário.

A sessão solene contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, e restante executivo, autoridades e entidades locais e regionais, um vasto conjunto de personalidades e uma multidão de são-brasenses que se juntaram à festa, presidida por Manuel Machado, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Câmara Municipal de Coimbra.

A cerimónia de hastear da Bandeira, com acompanhamento musical pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, saiu dos Paços do Concelho para realizar-se na Rotunda do Centenário, em plena Avenida da Liberdade, um espaço embelezado por um monumento ao Centenário, em homenagem aos fundadores do concelho, inaugurado neste dia especial para relembrar as personalidades que marcaram a elevação de São Brás a concelho.

- Publicidade -

A cerimónia foi agraciada pelas acrobacias dos aviões da Força Aérea Portuguesa, símbolo da rápida passagem do tempo, e prosseguiu com a participação da Associação de Paraquedistas do Algarve, que encheram de magia e cor os céus de São Brás de Alportel.

A este momento seguiu-se a entrega de insígnias municipais a uma dezena de personalidades que se distinguiram nas mais diversas áreas. A “Insígnia Municipal de Mérito” foi atribuída a Afonso da Cunha Duarte, José Cabral, José do Carmo Correia Martins, José D’Encarnação e Maria Manuel Valagão. A “Insígnia Municipal de Valor e Altruísmo” foi atribuída a Manuel Martins Guerreiro, Helmuth Lemann, José Antonino Belchior, Violantina da Felicidade Hilário e Emanuel Sancho.

Para o final da sessão solene estava reservado o emocionante momento da colocação da “Cápsula do Tempo” sob o monumento, composta por imagens, mensagens e alguns elementos que pretendem registar a memória do momento presente, para os vindouros daqui a 100 anos, no dia 1 de junho de 2114.

Assinalado no mesmo dia, o Dia Mundial da Criança, também contou com um diversificado programa de animação que decorreu ao longo de toda a tarde, no Jardim Carrera Viegas. Além das atividades lúdico-pedagógicas gratuitas para crianças de todas as idades, a edição deste ano contou com a participação de diversos artesãos e entidades locais, bem como com a atuação do Avô Cantigas, um artista com mais de 3 décadas dedicadas à música e ao universo infantil.

À noite, a Praça da República foi pequena para acolher os muitos milhares que quiseram assistir ao apoteótico final das comemorações do Centenário. O Concerto de Ana Moura, uma das mais conceituadas fadistas da atualidade envolveu o espaço numa mágica cortina de emoção. Aos últimos acordes seguiu-se o habitual cantar de parabéns e partir do bolo, elaborado pelas doceiras locais e partilhado pelos presentes. Os derradeiros instantes foram vividos de olhos postos no céu… para assistir a um magnífico espetáculo pirotécnico, produzido por uma empresa local, de autoria de um jovem são-brasense que deu luz à noite e deixou no universo as cores do Futuro!

Vitor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel deixou uma mensagem de esperança e convicção: “Neste dia especial em que assinalamos o 101.º aniversário do município prestamos homenagem às gentes do passado, personalidades convictas, empenhadas, que nunca desistiram perante as adversidades e que alcançaram conquistas impensáveis na sua época. É com base neste exemplo do passado que devemos trilhar no presente o futuro e permanecer fiéis aos nossos ideais, com a ambição de chegar sempre mais além por São Brás de Alportel e pelos são-brasenses.”

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.