Presidente do BCE “hostil” a guerra de moedas

ouvir notícia

O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, disse ontem ser “muito, muito hostil” a qualquer tipo de “guerra de moedas”, refutando ainda a expressão para descrever a situação atual.

“Nós estamos muito, muito hostis a qualquer tipo ou espécie de guerra de moedas”, disse Jean-Claude Trichet aos jornalistas à margem da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI), que terminou hoje em Washington.

“Eu não caracterizaria a atual situação com essas palavras”, acrescentou Trichet, que assegurou ter “plena confiança” na capacidade da comunidade internacional em “encontrar formas de continuar a cooperar”.

- Publicidade -

A expressão “guerra de moedas” foi usada pelo diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, para descrever o que pode acontecer se os governos utilizarem a desvalorização das divisas para promover as exportações e, logo, a recuperação económica.

Questionado sobre a possível desvalorização do dólar, Jean-Claude Trichet assegurou apenas ter confiança nos Estados Unidos e no seu interesse num “dólar forte”.

“Não vou comentar o que a Reserva Federal (Fed) pode ou não fazer”, respondeu.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.