Preço dos combustíveis vai subir. E o culpado é… Mario Draghi

ouvir notícia

Para o consumidor comum, o pacote de medidas anunciado por Mario Draghi pode representar um aumento de pressão sob a sua carteira. É que com a impressão de moeda, o euro está a desvalorizar, encarecendo os produtos importados

O Banco Central Europeu anunciou que vai ligar as impressoras de notas para, a partir do próximo mês de março e até setembro de 2016, comprar 60 mil milhões de euros por mês em dívida pública e privada, com a ajuda dos bancos centrais nacionais dos Estados-membros. A medida anunciada por Mario Draghi rapidamente lançou um onda de otimismo nos mercados, que continua esta manhã a influenciar as bolsas europeias.

Contudo, para o consumidor comum, este pacote pode representar um aumento de pressão sob a sua carteira. É que com a impressão de moeda, o euro está a desvalorizar, encarecendo os produtos importados.

Esta manhã, perto das 9h de Lisboa, o euro desvalorizava 0,4%, valendo 1,132 dólares, um mínimo desde setembro de 2013. Por isso, mesmo que o barril de petróleo mantenha a tendência de queda das últimas semanas (apesar de, hoje, o barril de BRENT está a negociar em alta, acima dos 49 dólares), os preços dos combustíveis deverão sentir um agravamento já nos próximos dias.

- Publicidade -

Segundo o “Jornal de Negócios”, o aumento rondará um cêntimo por litro de gasolina e gasóleo. O Expresso contactou a Galp, que remete mais informações para o final da manhã, depois da reunião de análise às cotações, que antecipa a definição dos preços para a próxima semana.

Este aumento será o primeiro desde novembro do ano passado, altura em que a queda do valor do barril de brent passou a ter impacto nas descidas consecutivas dos preços da gasolina e do gasóleo (descontando o aumento de quatro cêntimos, no início de 2015, referente à fiscalidade verde e às taxas rodoviárias).

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.