PCP exige reforço financeiro para a Orquestra Clássica do Sul

ouvir notícia

.

.

O Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio dos deputados Paulo Sá, João Oliveira e João Ramos, eleitos pelos distritos de Faro, Évora e Beja, questionou o ministro da Cultura se irá reforçar o financiamento da Orquestra Clássica do Sul.

De acordo com os comunistas, o reforço permitiria à OCS consolidar o seu projeto artístico e melhorar o serviço público que presta às populações do Algarve e do Alentejo.

- Publicidade -

“A estagnação do financiamento à Orquestra Clássica do Sul, por parte do Ministério da Cultura, num período em que esta orquestra alargou substancialmente o seu âmbito territorial, passando a abranger também o Alentejo, traduz-se numa redução da sua capacidade artística e em sérios constrangimentos ao desenvolvimento do seu projeto artístico”, defendem os deputados do PCP.

No passado mês de maio, após uma reunião com a Direção da Orquestra Clássica do Sul, o Grupo Parlamentar do PCP já tinha questionado o Governo sobre o reforço do financiamento desta estrutura cultural.

Na sua resposta, o Governo informou que o apoio estatal às orquestras regionais está em vigor até 31 de dezembro de 2016 e que “só após a conclusão do processo de elaboração do Orçamento do Estado para 2017 serão definidos financiamentos futuros [para essas orquestras regionais]”.

Concluído o processo de elaboração do Orçamento do Estado para 2017, cuja aprovação ocorreu no passado dia 29 de novembro, o Grupo Parlamentar do PCP reitera a necessidade de proceder a um reforço do financiamento público da Orquestra Clássica do Sul que permita a esta estrutura cultural desenvolver plenamente o seu projeto artístico.

Há três anos, a Orquestra do Algarve, criada em 2002, alargou o seu âmbito territorial ao Alentejo, tornando-se na Orquestra Clássica do Sul.

Esta orquestra, que tem desenvolvido uma atividade multifacetada de reconhecida qualidade, que inclui a divulgação da música erudita e a formação de públicos, é financiada pelo Ministério da Cultura e por diversos municípios do Algarve e do Alentejo, obtendo ainda receitas provenientes da bilheteira e do mecenato.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.