PCP assinala centenário de José Vitoriano em Silves

ouvir notícia

.

A direção regional do Algarve do PCP vai promover, a partir do próximo dia 19 de janeiro, uma exposição dedicada a José Vitoriano, que estará patente até ao dia 27 de janeiro na biblioteca municipal de Silves. Também no dia 19 de janeiro, decorrerá pelas 21h00, no mesmo local, uma sessão evocativa que contará com a participação de Manuela Bernardino, destacada dirigente do PCP.

No passado dia 31 de dezembro, cumpriram-se 100 anos sobre o nascimento de José Vitoriano, operário corticeiro, destacado dirigente do PCP e resistente antifascista.

“José Vitoriano nasceu no concelho de Silves, num Algarve rural do início do século XX onde as condições de vida eram duras e pobreza era a realidade da generalidade da população, e tal como muitas outras crianças na época cedo começou a trabalhar na ajuda da subsistência familiar. Aos 13 anos José Vitoriano tornou-se operário corticeiro. Com esta condição cedo adquiriu consciência de classe participando desde muito jovem em várias lutas em Silves. Teve um destacado percurso sindical, que o levou a liderar o Sindicato dos Nacional dos Corticeiros. A sua ligação ao PCP também começou no seu local de trabalho, na fábrica. O seu percurso político iniciado em defesa dos interesses dos trabalhadores corticeiros, continuou para o plano regional e depois nacional, mais tarde passaria à clandestinidade como funcionário do Partido Comunista Português. A repressão fascista manteve-o encarcerado durante quase 17 anos, mas isso nunca o conseguiu derrubar ou vergar, contribuindo com a sua ação para o fim da ditadura fascista e a conquista da liberdade em 25 de Abril de 1974”, adianta o PCP em comunicado.

- Publicidade -

No PCP, José Vitoriano assumiu responsabilidades de direção nacionais antes e após o 25 de Abril, onde desempenhou diversas tarefas. Já em democracia foi também deputado na Assembleia da República, tendo sido vice-presidente durante vários anos.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.