Museu de Portimão acolhe conferência “1915 – O Algarve revisitado”

ouvir notícia

.

No âmbito das comemorações do centenário do 1º Congresso Regional Algarvio, realizado no casino da Praia da Rocha, em 1915, terá lugar no próximo dia 10 outubro, às 15h30, no auditório do museu de Portimão, a conferência “1915- O Algarve revisitado”.

Segundo os promotores, o objetivo desta iniciativa é “relembrar, debater e divulgar a importância histórica desse momento para o conhecimento do contexto político e social da época e homenagear esta singular ação dos republicanos algarvios e as suas propostas para o progresso da região”.

Nesta conferência serão apresentadas três comunicações: “Congresso Regional Algarvio: Realidade e Utopia”, “Victorino da Fonseca Dias, o fotógrafo do 1º Congresso?” e “O barítono portimonense Alfredo Mascarenhas”.

- Publicidade -

O 1º Congresso Regional Algarvio é considerado um evento único na história do Algarve e do país, em que pela primeira vez uma região promoveu um congresso regional com o intuito de estudar as suas potencialidades e refletir sobre todas as matérias essenciais ao seu desenvolvimento, chamando à colaboração várias personalidades.

As comemorações, que culminarão no dia 12 de dezembro com a inauguração da exposição “O Congresso Regional Algarvio”, no museu de Portimão, serão marcadas por uma edição comemorativa de postais da Praia da Rocha no início de século, tertúlias, encontros de reflexão e debates tendo como tema “100 anos depois que Algarve?”.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.