Martim Longo recebe concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia”

ouvir notícia

.

Martim Longo recebe, a 6 de setembro, a quarta edição do concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia”, visando a promoção dos produtos locais, a divulgação das tradições gastronómicas e a sustentabilidade social e económica do concelho de Alcoutim.

A organização do evento está a cabo da câmara municipal, da junta de freguesia de Martim Longo, da Associação de Produtores de Figo da Índia Portugueses (APROFIP) e da Associação de Desenvolvimento Etnográfico Cultural de Martim Longo (ADECMAR).

O concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia” tem como mote principal “a sensibilização das populações para a importância estratégica dos produtos endógenos, como o figo da Índia, o mel, a alfarroba, a amêndoa e a bolota, no contexto do desenvolvimento do nordeste algarvio”.

- Publicidade -

“O concurso pauta pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo de modo a aproveitar os produtos autóctones e a sustentabilidade local, valorizando os saberes milenares da dieta mediterrânica”, acentua a organização do evento.

Cada concorrente poderá apresentar apenas uma receita original. Serão admitidas a concurso as receitas que contenham na sua confeção o fruto figo da Índia numa percentagem igual ou superior a trinta por cento, que serão avaliados por um júri composto por chefs internacionais e representantes da Confraria dos Gastrónomos do Algarve.

No final, serão eleitas as três receitas que obtiverem as pontuações mais elevadas. O primeiro classificado ganhará um jantar para duas pessoas, no restaurante S. Gabriel, na Quinta do Lago, em Almancil e um prémio pecuniário no valor de 250 euros. Ao segundo classificado cabe o prémio de um fim de semana para duas pessoas, no Hotel Hilton, em Vilamoura. O terceiro classificado receberá um fim de semana para duas pessoas, com pequeno-almoço incluído, no Hotel Apartamento do Golf, em Vilamoura. Além destes, haverá o prémio inovação que oferece um fim de semana na Pousada da Juventude de Alcoutim e um passeio de barco no rio Guadiana.

Quem quiser participar poderá fazer a sua inscrição na junta de freguesia de Martim Longo, na Câmara Municipal de Alcoutim ou através da internet em www.figodaindia.blogspot.com ou em www.cm-alcoutim.pt.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.