Loulé celebra esta quinta-feira o Dia do Município

ouvir notícia

.

As comemorações do Dia do Município de Loulé começaram na passada segunda-feira, mas esta quinta-feira, 5 de maio, é o feriado municipal e o dia principal dos festejos.

O programa arranca às 09h00 com o hastear da Bandeira, na Praça da República, e, meia hora depois, realiza-se a Cerimónia dos Agraciados, na sala da Assembleia Municipal de Loulé, na qual serão distinguidas as personalidades e instituições ligadas aos concelho, que se destacaram nas suas áreas.

As medalhas deste ano vão para…

- Publicidade -

Este ano, será atribuída a Medalha de Honra do Município à escritora louletana Lídia Jorge.

O poeta Casimiro de Brito, o médico Abreu e Silva (a título póstumo), o Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF) e os ex-presidentes da Câmara Municipal de Loulé Joaquim Vairinhos e José Cavaco (este último a título póstumo) irão receber a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

A Medalha de Grau Prata irá distinguir Francisco Rosado (a título póstumo), o Dom José Beach Hotel, o padre Henrique Varela e o Sport Clube Escanchinas.

A poetisa e intérprete de contos tradicionais Filipa Faísca e o empresário Jack Petchey, fundador da Fundação Jack Petchey, serão condecorados com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Bronze.

Já no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 12h00, tem lugar a cerimónia de entrega do Grande Prémio Literário Associação Portuguesa de Escritores/Câmara Municipal de Loulé. Na primeira edição desta iniciativa que distingue as áreas de Crónica e Dispersos Literários, o vencedor é José Tolentino de Mendonça, com o livro “Que coisas são as nuvens”.

A partir das 15h00, as celebrações acontecem no interior, com a realização da tradicional Festa da Espiga, em Salir. O desfile etnográfico, esta tarde, em representação das atividades agrícolas tradicionais daquela freguesia é um dos acontecimentos que, ano após ano, marca as comemorações do Dia do Município de Loulé, atraindo milhares de visitantes.

Esta noite, o Cine-Teatro Louletano recebe o concerto de Jorge Palma com a Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

Comemorações até domingo

No sábado, dia 7, as instituições de solidariedade social do concelho de Loulé participam na Feira Social – Dia da Coesão Social, que acontece das 10h00 às 17h00, na Cerca do Convento Espírito Santo, na sede do município.

No emblemático Mercado Municipal, às 16h30, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, irá fazer um balanço do mandato e perspetivar o futuro, numa entrevista pública conduzida pela jornalista Fátima Campos Ferreira.

No domingo, dia 8, o mesmo mercado abre portas, entre as 10h00 e as 15h00, para acolher uma ação integrada no projeto “Não desperdice o nosso futuro”, um movimento contra o desperdício alimentar e pelo direito à alimentação.
Até 30 de maio, vários espaços públicos da cidade de Loulé recebem exposições temáticas com projetos da Câmara Municipal de Loulé.

“Ao assinalar o Dia do Município com um programa abrangente, com iniciativas dirigidas a vários públicos e que se estende a várias localidades, a Câmara Municipal de Loulé pretende mostrar toda a dinâmica existente naquele que é o maior concelho algarvio”, explicam os responsáveis autárquicos.

 

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.