Jornadas Fruteiras do Algarve para valorizar os produtos da região

ouvir notícia

Alfarroba

A primeira edição das Jornadas Técnicas Fruteiras Tradicionais do Algarve decorrerão na Expoalgarve, Loteamento Industrial de Loulé, de 30 de outubro a 1 de novembro, com o objetivo de contribuir para a melhoria da produção, qualificação e valorização dos referidos produtos.

“A importância que este sector já teve na região, e as potencialidades que ainda representa, justificam aprofundar e disseminar o conhecimento sobre ele existente e a mobilização para a cooperação dos seus agentes, da produção, passando pela investigação e tecnologia, à transformação e comercialização”, explica a organização.

As jornadas vão incluir comunicações, “workshops”, espaços informativos e de exposição, de atendimento e encontro entre quem já produz, investiga, comercializa ou está interessado em fazê-lo. Haverá ainda mostra de tecnologias, equipamentos, produtos e apresentação de resultados de investigações.

- Publicidade -

“Pretende-se acrescentar valor aos produtos locais, trocar conhecimento e aproximar os seus agentes”, acrescenta a organização, frisando que a iniciativa surge “na sequência do seminário realizado a 30 de abril, em torno da mesma temática e que teve enorme adesão, e onde se concluiu a necessidade de lhe dar continuidade”.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, que deve ser efetuada junto da Associação In loco – Equipa do Cordão Verde, através de telefone (289 840 860) ou e-mail ([email protected]).

O evento inclui o concurso “Valores do Território 2014”, que tem como principal missão promover e reconhecer o mérito e a excelência dos projetos de “I&DT” inovadores e passíveis de transferência para o mercado.

A “Mostra Tecnológica e Informação” consiste num espaço dedicado à exposição e demonstração de tecnologias, equipamento, produtos, entre outros, voltados para a produção, transformação e comercialização de alfarroba, amêndoa, azeitona e figo.
Os “workshops”, “focus groups” e seminários consistem em momentos de partilha e aprendizagem de novo conhecimento dedicado aos setores da produção, transformação e comercialização dos referidos produtos, utilizações culinárias, organização de produtores e outros.

Os “Encontros B2B” são encontros, entre empresas, que têm como principal objetivo a criação de potenciais sinergias entre as mesmas.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.