Futebol: Começa o novo modelo competitivo do Campeonato de Portugal

ouvir notícia

.

Prova arranca este domingo e servirá de transição para o novo modelo competitivo. Almancilense, Armacenenses, Farense, Louletano, Lusitano, Moncarapachense e Olhanense estão na Série E

DOMINGOS VIEGAS

No fim de semana em que começa mais uma temporada do Campeonato de Portugal, em futebol, terceiro escalão do futebol nacional, recordamos as novas regras em termos competitivos.

- Publicidade -

O Campeonato de Portugal vai ter um novo modelo competitivo a partir da temporada 2018/2019 e a atual (2017/2018) será de transição, por isso, já apresenta alguma alterações em relação à época anterior.

Assim, nesta temporada, as 80 equipas estarão divididas em cinco séries (desde a A até à E) de 16 equipas cada uma e não haverá fases de descida e subida.

Os primeiros classificados de cada série (cinco equipas) juntam-se aos três melhores segundos num “play-off” a oito equipas (desde os quartos-de-final até à final) para apurar os dois clubes que sobem à Segunda Liga. Os vencedores das meias-finais, além da subida, disputarão o título do Campeonato de Portugal. Os seis últimos de cada série serão despromovidos aos distritais. E será assim a prova que começa este domingo.

Remodelação final daqui a um ano

Na temporada 2018/2019, que começará no próximo verão, o número de equipas será reduzido de 80 para 72. Estas serão repartidas em quatro série de 18 equipas cada.

Os dois clubes classificados nos dois primeiros lugares de cada uma das séries qualificam-se para disputar um “play-off”, de forma a determinar os dois clubes que sobem à competição profissional. No “play-off”, os oito clubes disputam uma eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se os quatro vencedores para a eliminatória seguinte.

Os quatro clubes vencedores disputam uma eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se os dois vencedores para subirem à competição profissional (Segunda Liga) e para disputarem uma final, em campo neutro, destinada a determinar o campeão de Portugal.

Os cinco clubes classificados nos cinco últimos lugares de cada uma das séries descem automaticamente aos campeonatos distritais. Continuará a subir ao Campeonato de Portugal apenas uma equipa de cada campeonato distrital.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.