Festival da Conquilha começa terça-feira em Vila Real Sto António

ouvir notícia

.

A zona ribeirinha de Vila Real de Santo António, em frente à Capitania, recebe, a partir da próxima terça-feira, dia 14, e até domingo, 19, a primeira edição do Festival da Conquilha.

O evento chegou a estar agendado para o início do mês de agosto, mas acabou por ser adiado devido à proibição de apanha daquele bivalve por parte das autoridades naqueles dias.

A iniciativa visa a promoção deste bivalve tão comum na alimentação das gentes da Ria Formosa e que é presença regular nos menus dos restaurantes algarvios.

- Publicidade -

Para isso, um conjunto de oito restaurantes marcará presença no recinto e selecionará diariamente propostas e receitas, cuja base será sempre a conquilha. A partir daí, a imaginação será deixada ao critério de cada um dos estabelecimentos participantes, que poderá apresentar desde umas conquilhas abertas ao natural até um “sushi” de conquilha.

Além do bivalve “convidado”, haverá ainda gastronomia típica de Vila Real de Santo António, com destaque para os mariscos, feijoada de lingueirão, arroz de berbigão ou espinheta de atum.

Para completar a vertente gastronómica, o festival contará com um programa constante de animação ao longo da semana, com música ao vivo sempre assegurada por uma banda diferente.

Apesar de esta ser a primeira edição do festival, o objetivo é criar raízes na região e mostrar todas as potencialidades que a conquilha pode ter ao nível da gastronomia tradicional ou mais sofisticada, bem como a sua importância económica e gastronómica no contexto da Ria Formosa.

Com entrada livre e localizado na Avenida da República, o 1º Festival da Conquilha irá estar de portas abertas entre as 18h00 e as 2h00, de 14 a 16 de agosto, e entre as 12h00 e as 2h00, de 17 a 19 de agosto.

A animação e os concertos começam depois das 21h00.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.