Excesso de embarcações junto a golfinhos preocupa autoridades

ouvir notícia

.

A polícia marítima realizou ontem, à entrada da barra de Portimão, uma operação de controlo à observação de cetáceos (golfinhos e baleias). As autoridades adiantam que esta ação foi efetuada após a receção de uma denúncia pelo excesso de embarcações junto a um grupo de golfinhos, que se veio a repetir durante esta operação.

“Foi detetado um grupo de golfinhos a cerca de 50 metros da entrada do porto de Portimão, que se encontrava rodeado de uma grande quantidade de embarcações. Para evitar que os animais entrassem em ‘stress’, a polícia marítima mandou que as embarcações reduzissem a velocidade e se afastassem”, informa a autoridade marítima em comunicado.

A polícia marítima recorda que a legislação prevê que só possam estar, em simultâneo, junto a um grupo de golfinhos, três embarcações num raio de 100 metros, devendo a aproximação efetuar-se pela retaguarda.

- Publicidade -
.
.

Este é o código de conduta da observação de cetáceos:

1. Manter uma distância de 30 metros ao grupo de cetáceos mais próximo e posicionar a embarcação na sua retaguarda;

2. Respeitar o tempo máximo de permanência com os cetáceos (30 minutos) e o número máximo de três embarcações num raio de 100 metros em redor dos cetáceos;

3. Evitar mudanças bruscas de direção e sentido no rumo das embarcações;

4. Não exceder a velocidade de deslocação dos cetáceos;

5. É proibida a utilização de jet-skis, motos de água e veículos afins, ou veículos motorizados de deslocação subaquática na observação de cetáceos.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.