Eanes é o único ex-Presidente que participa na conferência promovida por Cavaco

ouvir notícia

.

Democracia, Compromisso e Desenvolvimento (DCD) são as três palavras-chave em torno das quais se vai desenrolar a próxima conferência internacional organizada pela Presidência da República, e que assim assinalará o 40.º aniversário do 25 de Abril.

Neste sentido, a conferência – a terceira no âmbito dos Roteiros do Futuro – terá três grandes painéis, cada um dos quais presidido por um “presidente” e no qual intervirão duas personalidades, uma portuguesa e outra estrangeira.

Para além disso, o “testemunho de abertura” será feito pelo ex-Presidente da República, Ramalho Eanes.

- Publicidade -

O painel sobre a Democracia será presidido pelo ex-comissário europeu António Vitorino, o do Compromisso pela historiadora Fátima Bonifácio e o do Desenvolvimento será subdividido em dois painéis – um dedicado à modernidade e sociedade do conhecimento, presidido pela eurodeputada Graça Carvalho, e outro à Inovação, sustentabilidade e competitividade, presidido pelo governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

Participarão, entre outros, os investigadores Manuel Braga da Cruz, Marina Costa Lobo e Francisco Veloso, o ex-ministro da Educação Eduardo Marçal Grilo. Entre os estrangeiros, estarão presentes Yasemin Soysal (Universidade do Essex), José Maria Magone (Berlin Schoool of Economics and Law), Peter Wagner (Universidade de Barcelona) e Dominique Foray (Politécnico de Lausanne).

A conferência terá lugar na Fundação Champalimaud e será aberta e encerrada pelo Presidente da República.

A ideia é desenvolver uma reflexão em torno dos grandes desafios que se colocam à sociedade portuguesa, com a preocupação de deixar uma mensagem prospetiva, “pensar desafios que nos permitirão ter padrões de vida mais avançados que não apenas do ponto de vista económico”, tal como disse o também organizador da conferência, o professor e assessor da presidência David Justino.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.