CRÓNICA DE FARO: Uma amizade de setenta anos!

De há muito aguardada causou a mais profunda tristeza e aquele pesar que une os que verdadeiramente se estimam. A morte de um algarvio eminente do nosso tempo, que vincou a sua determinação, querer e inteleigência sobremodo nos capítulos da hotelaria e do turismo, galgando a sua figura além-fronteiras. Horácio Cavaco Guerreiro, um “montanheiro”, nascido na Serra do Caldeirão, nessa típica aldeia de Montes Novos, na freguesia de Salis (Loulé), deixou-noos aos 78 anos, após um longo sofrer, de que foi sua participante a esposa e companheira de sempre, D. Maria da Graça Cavaco, a quem é devida um bouquet de palavras de merecida admiração. A nossa initerrupta e íntima amizade com Horácio vem do princípio do século, quando emparceirámos, na mesma carteira, numa velha sala da Escola Tomás Cabreira, em plena “Vila-a-Dentro”. Ele abolatara-se na casa de hóspedes conhecida pelo “Serrenho”, frente à mercearia do “Pega não Pega”, na loja Faro das discotecas, bares e boites Perante aquela “galferragem” do histórico “2º 4ª” estes dois pardalitos eram as mascotes e fomos, inclusive um dia para a rua numa aula do dr. Salgado, por havemos colocado, em plena exposição do Mestre de História um velho e monumental relógio despertador a tocar estridentemente!
Mas falando Horácio Cavaco Guerreiro diremos que o seu nome ultrapassou as fronteiras, já que frequentou a lecionou em reputadas universidades internacionais, das mais famosas escolas hoteleiras, casos da Suíça, dos Estados Unidos da América, de Angola e de Portugal, onde foi diretor da Escola de Hotelaria a Turismo do Algarve (Faro e Portimão) e, até hoje foi o presidente da Região de Turismo do Algarve, com maior número de anos de serviço, para além de presidente da Federação Ibérica dos Skals-Clube e um dos grandes promotores de vários Congressos de Turismo do Algarve.
Partiu o Horário Cavaco Guerreiro, a pirâmide dos sobreviventes cada vez está mais curta!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.