CRÓNICA DE FARO: Foi há 70 anos…

Foi há 70 anos, que se completam nos próximos dias 4 e 5 de Outubro, que o Corpo Nacional de Escutismo – CNE (Escutismo Católico Português) se implantou, oficialmente, na região algarvia, com a velada de armas e promessas dos elementos fundadores deste movimento de educação da juventude surgido em Portugal em 1923 por iniciativa de D. Manuel Vieira, arcebispo primaz da arquidiocese de Braga.

Trata-se de uma data histórica para o movimento criado por sir Baden Powell of Gilwell, o genial general inglês e que teve a sua primeira presença entre nós em 1911 com a fundação da AEP (Associação dos Escoteiros de Portugal).

O CNE surgiu pela vontade determinada desse apóstolo da juventude que foi o sempre lembrado cónego José Augusto Vieira Falé, um distinto sacerdote natural de Lagos, famoso orador sacro e assumido professor das Escolas Técnico Elementar Serpa Pinto e da Escola Industrial e Comercial Tomás Cabreira e que em 1947 era Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Faro.

“Contra ventos e marés”, algumas surgidas no âmbito da própria Igreja Católica, o cónego Vieira Falé, que faleceu como Prior da Freguesia de Olhão, levou por diante o seu propósito concretizado na fundação do Grupo 157 – Nuno Álvares Pereira, que incluia, para os mais novos (lobitos), a Alcateia São Luís de Gonzaga e como sede as instalações, então, propriedade da diocese, sitas na Rua do Município onde hoje funciona a PJ (Polícia Judiciária).

Recordamos de então, pedindo desculpa por qualquer omissão sur-gida, os Chefes Gama Pinto, (com funções regionais), António Jacinto, João Mateus, Mário Pereira, Manuel Passos, António Nicolau e muitos outros, a que se juntariam mais tarde as chefes Rosa, Helena e Isabel, bem como uma plêiade de lobitos (entre os quais este cronista que foi guia do Bando Castanho), exploradores (juniores) e caminheiros (seniores). O templo religioso era a Igreja da Misericórdia, onde na noite de 4 de Outubro de 1947 teve lugar, com toda a dignidade e simbolismo, a “Velada de Armas”, a que assistiu o chefe Gonçalves Rodrigues, responsável nacional pela expansão do CNE.

Depois de Faro surgiram os grupos de Portimão e Tavira e hoje temos muitos, dinâmicos e vivos grupos de escutas, como o demonstrou a recente celebração da capital sulina do “Dia do Fundador”, com quase dois mil elementos desta “escola alegre do dever”.

Quase setenta anos decorridos sugerimos à Junta Regional do CNE a plena conveniência nesta, felizmente, fase de vivência do escutismo católico na Diocese do Algarve, de uma comemoração desta efeméride.

João Leal

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.