CRÓNICA DE FARO

Os noventa anos de Ramos Rosa vão ser assinalados

Foi no decurso de mais uma sessão da série de palestras “Histórias à solta nas ruas de Faro”, iniciativa da Biblioteca Municipal António Ramos Rosa e do Elos Clube de Faro que a directora daquela instituição Dra. Sandra Martins, anunciou a realização, em Outubro próximo de vários actos comemorativos do 90.º aniversário do saudoso poeta algarvio que é patrono daquele espaço cultural.

Trata-se de uma data assinalada em homenagem a um dos mais ilustres farenses de sempre, nome grande da poesia universal contemporânea e várias vezes sugerido para o “Prémio Nobel de Literatura”.

Nesta sessão de “Histórias à solta nas ruas de Faro”, nome que foi sugerido por um livro sobre a toponomia farense, o palestrante foi o seu autor Dr. Libertário dos Santos Viegas, que voltou após a sessão de abertura, para nos trazer desta feita várias curiosidades sobre as artérias da capital sulina, seus interventores e factos relacionados com a vida cívica, social e cultural da urbe.

As palavras inaugurais foram da directora da Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, que se referiu à capacidade interventiva do autor e investigador licenciado em sociologia “com muitas histórias para nos contar” e que se referiu à justíssima homenagem, nesse dia acontecida na Universidade do Algarve ao Professor Doutor António Rosa Mendes, no seu 60.º aniversário ocorrido em Vila Nova de Cacela e que faleceu a 4 de Junho de 2013. O seu honrado e ilustre nome foi dado à Biblioteca da Universidade, de que era Director e destacou o seu sonho de “haver no Algarve um especialista em História Regional”.

Falou depois a Presidente do Elos Clube do Algarve, Dra Dina Lapa, que anunciou este ciclo de palestras, antes do período estival, encerrar a 19 de Junho (4.ª feira, 18 horas), na Biblioteca António Ramos Rosa e numa sessão em que todos os que o desejarem contarão as suas lembranças de “Histórias à solta nas ruas de Faro”.

Em estilo coloquial o Dr. Libertário Viegas, que foi Director dos “Anais do Município”, recordou e homenageou as figuras insignes do Prof. Dr. Rosa Mendes, do Dr. Joaquim Magalhães e do Prof. Pinheiro e Rosa (primeiro director daquela publicação, de que ora é responsável o Prof. Dr. Romero de Magalhães). Chamou a atenção para o estado degradante e degradado em que se encontram num prédio da Praça Ferreira de Almeida a placa evocativa do Marechal de Campo Tomás Cabreira e do monumento do Coronel Pires Viegas, na praceta de sua evocação.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.