Cavaco Silva ficou a conhecer melhor São Brás de Alportel

ouvir notícia

.

O concelho de São Brás de Alportel recebeu esta quinta-feira, dia 27, a visita do Presidente da República, Cavaco Silva, em resposta a um convite formulado pelo presidente da câmara municipal, Vítor Guerreiro.

Durante a visita, o Presidente da República ficou a conhecer um pouco melhor a dinâmica socioeconómica do concelho bem como algumas respostas sociais e culturais, e alguns projetos de empreendedorismo económico que são uma referência no país.

A visita começou na Santa Casa da Misericórdia, onde conheceu o Centro de Dia, resposta social relevante para os idosos do concelho, tendo sido recebido ao som do hino nacional cantado ao vivo por um conjunto de crianças que frequentam o ateliê de férias municipal “Férias Divertidas”.

- Publicidade -

A Santa Casa da Misericórdia acolhe uma creche, um jardim-de-infância e centro de atividades para crianças e jovens, um lar de idosos e o recém-inaugurado centro de dia, entre um conjunto de valências fundamentais para dar resposta às necessidades sociais da comunidade são-brasense.

Referência na cultura nacional, o Museu do Traje de São Brás de Alportel, foi o segundo local de paragem neste circuito, com o objetivo de convidar o Presidente da República a conhecer um caso singular de gestão museológica sustentável, exemplar no país. Este espaço cultural, propriedade da Santa Casa da Misericórdia, sob coordenação do diretor Emanuel Sancho, mantém uma intensa atividade cultural, de portas abertas à comunidade, com o contributo do “Grupo de Amigos do Museu”, uma coletividade que nasceu no seu seio, constituído por centenas de membros voluntários, de diversas nacionalidades, que ajudam a dinamizar a sua programação cultural, e com recurso a cerca de 30 grupos informais sedeados naquele espaço.

Para finalizar a visita, o Presidente da República teve contacto com outro caso sério de sucesso em São Brás de Alportel: o Grupo Novacortiça. Quase a completar três décadas de existência, a empresa onde nascem os discos de cortiça para enrolhar as garrafas do melhor champanhe do mundo, é uma das maiores produtoras a nível nacional, e é também a empresa mãe da Pelcor, a marca portuguesa de acessórios de moda em cortiça, que é já uma referência mundial.

O espírito empreendedor de César Correia, representado pelos filhos António e Sandra Correia, delineou um caminho, sempre em ascensão para um negócio familiar que nasce do sobreiro da Serra do Caldeirão e segue, continuadamente, de forma inovadora, em novas apostas empreendedoras, que neste momento passam pela criação de novos produtos e pelo turismo industrial, que é já um dos elementos chave da fileira.

No coração do Algarve, emoldurado pela serra do Caldeirão, e a escassos quilómetros do oceano, São Brás de Alportel é um concelho em franco crescimento, “onde a natureza, a riqueza da gastronomia, a diversidade de serviços e a qualidade de vida da população refletem o orgulho de ser são-brasense”, assegurou Vítor Guerreiro, elogiando a presença do Presidente da República.

“É com enorme agrado que podemos mostrar a quem nos visita um concelho feliz, saudável e sustentável, dotado de um vasto conjunto de equipamentos imprescindíveis nos mais diversos setores, e lar de empresas bem-sucedidas no panorama nacional e internacional, uma mostra da força, do empenho e da dedicação da comunidade são-brasense”, finalizou o presidente da autarquia.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.