Câmara de Lagoa inaugura várias obras no 5 de outubro

ouvir notícia

.

O 5 de outubro foi comemorado no concelho de Lagoa, pelo executivo da câmara municipal, num vasto programa de inaugurações, desde Porches até Ferragudo.

Logo pela manhã, do passado dia 5 de outubro (Dia da Implantação da República, feriado suprimido pelo Governo), o executivo da Câmara de Lagoa, liderado pelo presidente Francisco Martins, que foi acompanhado pelo presidente da assembleia municipal e outros autarcas, desenvolveu uma ação de inauguração de vários espaços.

.
.

O primeiro ato foi a inauguração do Espaço Multisserviços, na Vila de Porches, no antigo Centro Cultural D. Dinis, onde passou a funcionar a nova sede da junta de freguesia, o posto dos Correios e o tão desejado Espaço do Cidadão, área ampla, onde a população de Porches vai encontrar melhores condições de atendimento e resposta a necessidades documentais.

- Publicidade -

O presidente da junta de freguesia referiu a importância daquele espaço para defender os interesses da população, tendo agradecido à câmara municipal toda a colaboração na concretização do projeto e, aproveitando a presença do executivo municipal, disse que Porches se está a modernizar, realçando a obra que foi feita na igreja, os esgotos de Sobral de Cima, a ciclovia, a requalificação do Bairro Social e, brevemente, a recuperação da zona envolvente do polidesportivo. O presidente da câmara, referindo a sua passagem profissional por Porches, deu conta do orgulho pela estrutura que inaugurava, numa freguesia periférica, em que estas obras vão permitir uma prestação de serviços que não obriga a deslocações por parte das populações.

O executivo municipal seguiu para a vila de Carvoeiro, para proceder à inauguração do Centro Sénior de Carvoeiro, uma iniciativa da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro que, segundo o presidente Joaquim João, será um espaço de combate à solidão destinada a todos quantos dele possam usufruir. Usou da palavra o presidente da assembleia municipal, Águas da Cruz, que enalteceu a importância destes espaços nas nossas vidas e a ligação ao espírito dos valores da República. Por fim, o presidente da câmara, Francisco Martins, falando para as dezenas de idosos que se encontravam presentes disse, num tom familiar – pois quase todos eram seus “conhecidos profissionalmente” – ter tido a mesma preocupação quando criou uma estrutura similar em Lagoa, no jardim 5 de Outubro, em 2012, afirmando que os Centros Sénior se destinam à comunidade mais idosa, dando-lhe a possibilidade do contato, convívio e interação humana, único “medicamento” capaz de combater a solidão que “dói muito”.

Seguiu-se a viagem até à vila de Ferragudo para a inauguração da Real Casa do Compromisso Marítimo, instalada na antiga sede da junta de freguesia, ao cimo da Rua 1º de maio. O presidente da junta, Luís Alberto, historiou a razão do aproveitamento daquela estrutura e o objetivo que se pretende com a sua utilização falando em valores e identidade cultural de uma população ligada, desde sempre, à pesca artesanal e que se quer representada no “Compromisso”. O presidente Francisco Martins disse que gostou do que viu, por ser este um espaço em que se retrata a maior identidade com a comunidade de Ferragudo, pelo que a inauguração do Compromisso Marítimo eleva a programação cultural da freguesia estando a câmara municipal em plena consonância com a junta de freguesia no sentido de apoiar iniciativas que deem uma dinâmica à utilização do espaço agora inaugurado.

Por fim, a visita ao Parque Desportivo Municipal de Estômbar com a inauguração da pala de cobertura das bancadas e do novo piso sintético que a comitiva percorreu, recebendo explicações sobre a sua montagem e condições necessárias para a sua implementação, tendo ainda a possibilidade de contacto com os jovens futebolistas que, a essa hora, já evoluíam no campo, treinando a condução da bola.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.