Câmara de Lagoa dá 10 mil euros para igreja de Estômbar

ouvir notícia

.

A Câmara de Lagoa e a Fábrica da Igreja Paroquial de Estômbar (igreja matriz de Santiago Maior), assinaram este mês um protocolo de concessão financeira e cooperação para o ano de 2016.

A autarquia vai assim atribuir durante este ano 10 mil euros para “a inventariação, catalogação e manutenção do núcleo museológico e abertura da igreja e núcleo museológico ao público”.

A igreja paroquial de Santiago Maior (vulgarmente conhecida por igreja matriz de Estômbar) foi construída na primeira metade do século XVI, sobre as ruínas da ermida de Sant´Ana. É um imóvel classificado como monumento nacional desde 25 de junho de 1984 e integra o inventário do património arquitetónico do concelho e da união das freguesias de Estômbar e Parchal.

- Publicidade -

“A igreja, para além da beleza da animação e da arquitetura do seu interior, possui um acervo hagiográfico importante e outras mais peças que se revestem de todo o interesse, carece por isso da incidência de uma atenção museológica que permita a sua abertura e exposição ao público”, frisam os responsáveis, realçando que a igreja paroquial de Estômbar é também o único monumento nacional do concelho de Lagoa.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.