Caloiros recolhem mais de 100 quilos de lixo na Ria Formosa

ouvir notícia

.

Os caloiros de Biologia Marinha e Biologia da Universidade do Algarve realizaram esta semana uma ação de limpeza na Ria Formosa (na zona do Ludo perto da Praia de Faro), uma actividade inserida na praxe académica e no Dia Internacional da Limpeza de Praias.

A acção foi organizada pela Straw Patrol em colaboração com os alunos de 3.º ano, responsáveis por acolher os alunos recém-chegados.

Durante cerca de uma hora, aproveitando a maré baixa, os cerca de 40 alunos percorreram 350 metros, recolhendo diversos tipos de lixo. Muito do lixo recolhido estava associado à actividade piscatória. Foram recolhidas várias cordas e várias embalagens de sal (usadas para apanhar lingueirão).

- Publicidade -

A limpeza decorreu numa zona escolhida por muitos para correr ou passear, por isso foram recolhidas diversas garrafas de água e tampas. Entre o lixo recolhido havia ainda palhinhas, ténis de corrida, muitas beatas de cigarro e madeiras.

Feitas as contas, os alunos conseguiram evitar que 114 kg de lixo entrassem nos oceanos e colocassem em risco a vida de organismos marinhos e a saúde e segurança humanas. No final da limpeza os alunos desfrutaram de um final de tarde a contemplar o pôr-do-sol na Ria mais Formosa do nosso país.

Numa altura em que a praxe académica é amplamente discutida, estes alunos mostraram que é possível aliar a actividade de praxe à protecção dos ecossistemas marinhos. E fizeram toda a diferença!

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.