‘Bye, bye’ independência. 400 mil votos dão vantagem ao ‘não’

ouvir notícia

.

08h24 Resultado final: apurados os 32 círculos eleitorais, votaram “não” à saída do Reino Unido 55,3% dos eleitores escoceses (2.001.926) e pelo “sim” à independência 44,7% (1.617.989).

08h11 Martin Schulz declarou-se “aliviado” com a vitória do ‘não’. “Admito. O resultado alivia-me” disse o presidente do Parlamento Europeu à estação alemã Deutschlandfunk.

07h46 O primeiro-ministro britânico, David Cameron, manifestou a sua satisfação pela decisão do povo escocês em manter unidas as “quatro nações” depois da vitória do ‘não’ no referendo da independência da Escócia. Numa declaração em frente da residência oficial, no n.º 10 de Downing Street, em Londres, David Cameron disse que o “resultado foi claro” e que é uma “oportunidade” de mudar a forma como o país é governado. O chefe do Governo britânico garantiu também que cumprirá na “totalidade” a promessa de mais autonomia para a Escócia. Os partidos britânicos, sublinhou, vão cumprir com a transferência de mais poderes para a Escócia em matérias fiscal e da área social, dizendo acreditar que, em janeiro de 2015, estará disponível a legislação que cumpra esse objetivo.

- Publicidade -

06h38 Os eleitores escoceses rejeitaram a independência escocesa do Reino Unido, com quase 10 pontos percentuais de diferença, indicam os dados oficiais. Com 31 dos 32 círculos eleitorais apurados, 55,42% dos escoceses (1,91 milhões) votou contra a separação do Reino Unido, contra 44,58% (1,53 milhões) que queriam que a Escócia deixasse a união com a Inglaterra.

02h15 O primeiro-ministro David Cameron e a rainha Isabel II tencionam ambos contribuir para acalmar as tensões após dois anos de acesa campanha para o referendo na Escócia. Para tal, agendaram declarações para depois de serem anunciados os resultados oficiais finais, na sexta-feira de manhã, escreve o jornal britânico “The Guardian”.

01h32 O “sim” alcançou 46,2% dos votos e o “não” alcançou 53,8%. Estes são os resultados mais exatos até ao apuramento total, que será anunciado a partir das 6h30. A afluência às urnas foi de 88,5% dos eleitores inscritos.

01h26 Houve dez denúncias de alegada fraude eleitoral em Glasgow, revela a Sky News. A polícia já está em campo a investigá-las.

01h22 Fim de festa no Parlamento. Os escoceses vão abandonando a rua para voltar a casa. Sobram bascos, catalães e sardos, incrédulos por a festa acabar tão cedo.

01h18 Orkney, localidade com o eleitorado menos populoso – 1 7,515 votantes – teve uma afluência de 87,7%.

01h00 Se ganhar o “não”, Jim Wallace diz que Alex Salmond “terá de pensar seriamente no futuro… ficará numa situação muito difícil”, tweetou o membro do Lib Dem na Câmara dos Lordes e ex-vice-primeiro-ministro do governo escocês.

00h42 Bancos, políticos e empresários britânicos argumentaram contra a independência prevenindo contra dificuldades económicas, perdas de emprego e fuga de investimento, caso os escoceses escolhessem o “sim”.

00h35 “As democracias europeias não conseguem encontrar maneira de fazer o cidadão a participar no projeto europeu e depois as pessoas fazem votos de protesto, como se viu com o resultado das eleições europeias em França. Já que os cidadãos não têm um melhor futuro a uma escala macro tentam tê-lo a uma escala a micro”, disse ao Expresso Viriato Soromenho Marques.

00h18 Tremendos apupos para um apoiante do “não” que ousou erguer um cartaz na direção do núcleo de apoio à independência.

00h12 Os poucos apoiantes do “não” no Parlamento não cantam vitória para já. Dizem que só quando saírem os resultados finais. Fazem festa os do “sim”, que continuam a cantar.

00h08 A separação do Reino Unido implicaria a Escócia sair da sexta maior economia do mundo e deixar de ser membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

00h02 Grupo de 50 bascos entra na praça do parlamento a gritar Independencia. Dança-se musica basca em Edimburgo.

00h00 Independentemente do resultado final, defende Viriato Soromenho Marques, é fundamental entender o que está na origem destes movimentos independentistas. “Temos que perceber o significado deste referendo. Na minha perspetiva estas consultas populares são consequência de uma Europa bloqueada pela austeridade, pela ausência total de qualquer projeto para a Europa a não ser sobreviver”, disse ao Expresso.

23h55 Um apoiante do “sim” pintou o carro para a noite histórica. Possivelmente, o yes pintado não voltará a sair. Nem o carro voltará provavelmente a sair da garagem…

23h50 Os primeiros resultados são esperados dentro da próxima hora, anuncia a “Sky News”.

23h47 Viriato Soromenho Marques não tem dúvidas de que qualquer que seja o resultado no referendo na Escócia terá impacto a nível interno e europeu. O professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa disse ao Expresso: “Sem dúvida nenhuma que mesmo a eventual vitória do “não” no referendo terá consequências no Reino Unido, no sistema de partidos, no próprio governo de coligação liderado por Cameron, obrigando os partidos centrais do governo britânico a concretizarem a proposta que apresentaram desesperadamente na última semana”.

23h40 O ambiente está ameno. Apoiantes do sim e do não partilham o mesmo espaço sem distúrbios, num ambiente democrático que pautou toda a campanha.

23h34 Cerca de 300 pessoas junto ao Parlamento escocês, em Holyrood.

23h33 A noite na Escócia internacional. No caminho do centro de Edimburgo para o Parlamento há bandeiras do País Basco, Ucrânia e Curdistão.

23h25 Primeiros boletins de Edimburgo chegam a Ingliston. Contagem em processo.

23h23 O “International New York Times” escrevia na sua edição de hoje que o nacionalismo bem poderia neutralizar os avisos dos economistas contra os perigos da independência para a economia da Escócia: “O povo da Escócia decidirá na quinta-feira se o orgulho nacional pesa mais do que o risco económico”. Parece que não…

23h14 Os primeiros resultados são esperados entre a 1h30 e as 2h00 da madrugada desta sexta-feira. Orkney, localidade com o eleitorado menos populoso – 17,515 votantes – deverá ser a primeira a apresentar os resultados. Edimburgo, Glasgow e Aberdeen – que reúnem 25% dos eleitores – serão os três últimos concelhos a divulgar os resultados, entre as 5h00 e as 6h00. Prevê-se que os resultados finais sejam anunciados entre as 6h30 e as 7h30.

23h05 Adesão massiça às urnas: East Lothian, 80%, Dundee, 90%.

22h55 Todos os bares sintonizados nas eleições. Ao anúncio da sondagem, não há festejos. Toda a gente continua a beber os seus copos.

22h45 Indiferentes ao dia histórico, caloiros da Universidade são praxados. Correm na rua em maillot.

22h40 Nevoeiro afecta transporte de votos por avião em algumas ilhas da costa ocidental.

22h38 O Presidente francês, François Hollande, declarou hoje em conferência de imprensa que a independência da Escócia colocaria em risco o projeto europeu.

22h35 Previsão da YouGov dá vitória ao “não” com 54% dos votos contra 46% do “sim”.

22h31 Sondagem da YouGov prevista para as 22h30m.

22h30 Encerraram as urnas há meia-hora. Todos os boletins de voto de Edimburgo são agora levados para Ingliston, perto do aeroporto, onde serão contados noite dentro.

22h25 Três catalães tiram uma selfie com a bandeira da região autónoma. Desde a semana passada que há muitas bandeiras catalãs em Edimburgo.

22h22 A seguir à Escócia, onde se encontram as pessoas mais interessadas nos resultados deste referendo? Catalunha, claro!

22h20 A adesão dos votantes foi extraordinária. Nalgumas assembleias de voto chegou-se próximo dos 100%, diz a BBC.

22h07 O palácio de Bukingham anunciou que a rainha Isabel II está a acompanhar a noite eleitoral e pediu para ser informada dos resultados do referendo, diz a “Sky News”.

22h02 O telemóvel do voluntário ainda está a tocar. É um alarme: “não te esqueças de votar, parvo”.

22h00 Fecharam as urnas. Vai dar-se início à contagem dos votos nas assembleias de voto.

21h55 Bobby, a estátua do cão mais famoso de Edimburgo, está coberto com uma manta do sim.

21h54 A adesão às urnas está a ser tão grande que há secções de voto que encerraram antes do tempo com uma participação de 100%.

21h50 Faltam dez minutos para terminar a votação.

21h49 Em frente à Elephant House, o café em que J,k, Rowling escreveu as primeiras linhas de Harry Potter, há mais turistas que escoceses. Os turistas estao pelo sim: vale-lhes uma festa memorável.

21h45 Os votos depositados em 5,579 assembleias de voto até às 22h00 serão contados em cada uma das 32 zonas locais de autoridade. O resultado do escrutínio será comunicado à chefe do escrutínio em Edimburgo, Mary Pitcaithly. A declaração final dos resultados, prevista para um horário entre as 6h30 e as 7h30 de amanhã, será feita com a sua aprovação.

21h28 Às 18h, Alex Salmond, líder do SNP, publicou no Twitter uma foto em que está ao telemóvel à porta de casa: “A fazer campanha em Mintlaw a partir de uma casa em Turrif”.

21h15 “Parece estranho que o meu país esteja a tomar a decisão mais importante em séculos e eu não tenha uma palavra a dizer”, conta ao Expresso Niall Deacon, escocês de 32 anos, a viver há três na Alemanha. “Mas seria errado darem-me um voto apenas porque nasci e cresci na Escócia. As pessoas que serão mais afetadas pelo resultado são as que lá vivem, portanto são elas que devem tomar a decisão.”

21h05 O direito a votar neste referendo é dado a todos os cidadãos com pelo menos 16 anos que sejam originários do Reino Unido, dos países da Commonwealth e da União Europeia e que residam na Escócia. De fora ficam todos os escoceses que estejam a viver fora do seu país. O mesmo acontece noutras eleições do país, mas a idade mínima é de 18 anos.

20h55 Há cerca de 780 mil estrangeiros que têm a possibilidade de votar no referendo desta quinta-feira. São quase tantos como os escoceses que vivem no Reino Unido e que não o podem fazer. Ainda que pareça estranho, faz parte da tradição democrática do país. Escocesas ou não, as pessoas agora saem à rua e falam sobre política. O que é que aconteceu à Escócia? “O génio saiu da lâmpada.”

20h48 À medida que se aproximou o fim da campanha onde se esgrimiram os argumentos pró e contra independência da Escócia do Reino Unido, ambos os lados da contenda lançaram das maiores campanhas publicitárias da história do país. Gastaram-se milhões de euros em centenas e centenas de anúncios de televisão e cartazes.

20h40 Muita gente que saiu do trabalho dirige-se a esta hora para as mesas de voto.

20h28 O trabalhista Alasdair Darling, líder do Better Together, declarou que emergiram hoje novas provas mostrando que o SNP planeia cortes consideráveis na saúde da ordem de 566 milhões de euros, diz o site do “The Guardian”. Darling referia uma história que circula na BBC e no Herald baseada em documentos confidenciais relvados numa reunião dos chefes executivos da administração da Saúde, que teve lugar em agosto.

20h15 O comércio é um vencedor antecipado do referendo: o consumo em bares e cafés aumentou 20% durante a campanha.

20h10 A votação em que os escoceses vão decidir se terminam ou não a sua união de 307 anos com a Inglaterra para se tornarem uma nação independente ou se ficam no Reino Unido começou às 7h da manhã e encerra às 22h. Tudo está nas mãos dos 4,285,323 eleitores (97% do eleitorado, ao qual se juntam 789,024 votos por via postal) registados e provou ser um dia eleitoral muito concorrido.

20h05 Nos pubs, a preocupação é outra: o Celtic de Glasgow empatou com o Salzburgo, na Áustria. “Que pelos menos ganhemos no referendo”, diz um adepto do sim.

20h03 As ruas de Edimburgo estão mais agitadas que o habitual. Há algumas pessoas com bandeiras nacionais, a antecipar a festa em caso de independência. T.C.

20h00 Bem vindos! Vamos passar juntos esta noite de referendo na Escócia. As urnas fecham às 22h00 e os resultados do escrutínio só serão anunciados às 6h30-7h30. Entretanto, teremos atualidade, reportagem e comentários. Bem vindos e bem vindas.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.