Alexandre Castanheira fala de poesia e de 25 de Abril em Castro Marim

ouvir notícia

Alexandre Castanheira

No próximo dia 27 de abril, o espaço de turismo e cultura Monte do Malhão, no concelho de Castro Marim, recebe a conferência-recital “Contribuição da poesia para a eclosão do 25 de Abril”, com Alexandre Castanheira, poeta, escritor, ensaísta, dramaturgo e comendador da Ordem da Liberdade.

Esta iniciativa é gratuita e aberta à população em geral, mas os interessados em assistir devem inscrever-se por e-mail ([email protected]) ou por telefone (964073196).

A conferência é, apenas, o suporte com que o autor alicerça o seu recital de “Poesia da Resistência”, faz agora 40 anos, e no qual se ouvirão poemas de alguns dos poetas mais significativos nesse tempo, entre os quais José Afonso, Ary dos Santos, Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner, Ruy Belo, Mário Dionísio, José Gomes Ferreira, Miguel Torga, O’Neil e Carlos de Oliveira.

- Publicidade -

Alexandre Castanheira é um dos criadores em Portugal do curso de Animadores Socioculturais, que fundou na Escola Superior de Educação Jean Piaget, de Almada, onde foi professor assistente durante dezoito anos. Deu a sua última lição na Aula Magna do Campus Universitário de Almada aos 70 anos pelo que é desde então professor jubilado.

Tem obra publicada no campo da poesia, do romance e do conto, do jornalismo, de crónicas e de ensaios. Dramaturgo, notabilizou-se como “diseur”, em inúmeras associações e Escolas de Portugal, Galiza (Espanha) e França, tendo recebido do Município de Almada a medalha de ouro de Mérito Cultural.

Foi membro dirigente do Movimento de Unidade Democrática Juvenil, assim como do PCP, onde se filiou em meados de 1947. A sua actividade política (que se prolongou também depois da libertação do País) mereceu da Presidência da República a outorga da comenda da Ordem da Liberdade.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.