SMS: Casa branca no cimo do outeiro

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

O tempo passa e ensina-nos. Aprendemos até ao fim. Goya pintou-se a si mesmo, velho e alquebrado, e escreveu por baixo, como legenda, que apesar da provecta idade ainda aprendia – Aún aprendo. Mal de nós quando perdemos essa noção, a de que nascemos para aprender. Mais do que o animal que ri, o homem é um ser que aprende. Pensei em tudo isso, ontem à tarde, ao entrar numa casa branca, no cimo de um outeiro.
Ali, sobre esse outeiro, existiu uma casa antiga. Uma salita de fora, um quarto, uma cozinha, um sótão, uma cabana para o burro, uma pocilga para o porco, um amalho para as galinhas, uma casota para os cães, um forno para o pão. De Verão, um almanxar com esteiras para os figos, um monte de alfarrobas encostadas ao muro, umas sacas empilhadas com amêndoas. E, de resto, era o que sabe. A serra, lá longe, atrás da vista, e a sul, a fita azul do mar. Vieram os anos sessenta e o “governo” foi escasseando, com os setenta, terminou. Nos oitenta mudou de mãos, e depois mudou de vida, as portas fecharam-se, os animais desapareceram, os telhados ruíram. Alguém escreveu na sua frontaria – For sale. E ali ficou triste, durante uns anos, mirrando ao sol. Quem imaginaria a sua ressurreição?

Alguém que, do outro lado do mar, cobiçou a ruína, imaginou a sua transformação numa outra criatura, comprou-a, redesenhou-a, reconstruiu-a, preservou a traça, a alma, a raiz do espaço, a sobriedade do lugar, as cores brancas da cal, o aveludado das pedras caliças, o tom das madeiras, e tendo desparecido o antigo “governo”, a nova casa, erguida a partir da antiga casa, transformou-se num abrigo humano que lembra que, às vezes, sonhamos acordados com o divino.

Mas não aconteceu por acaso. Os novos proprietários, antes de meterem mão à obra, quiseram conviver com a população local, entraram em casas antigas da região, chamaram um escultor, consultaram especialistas em materiais, meteram a mão no saibro, na taipa, no reboco antigo, na alquimia da cal. O resultado é de uma verdade arquitectónica pura. E a pessoa pensa que já houve um tempo em que se pensava que só os locais poderiam preservar o espírito do lugar. Mas de facto não é assim. Quem chega do outro lado do mar, talvez possa ver melhor o que de próprio existe nos lugares do Barrocal, que o acaso resguardou da voragem construtora, feérica, da orla marítima mediterrânica, de que a algarvia é apenas uma parte. E eu despeço-me dos anfitriões com poucas palavras, reconciliado porque, ao entrar naquela nova casa antiga, aprendi como se fosse menino.

Flagrante riqueza: Normalmente, as grandes patranhas dão petróleo.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.