Olhão e Vila Real de Sto António juntam-se para financiar consultas e cirurgias oftalmológicas

ouvir notícia

O autarca socialista António Pina (Olhão) e o social democrata Luís Gomes (VRSA) assinaram um acordo inédito na área da saúde

As câmaras municipais de Olhão e Vila Real de Santo António (VRSA) acabam de lançar o programa “Cuidar”, uma rede intermunicipal de cuidados de saúde que permitirá, numa primeira fase, tratar gratuitamente os munícipes dos dois concelhos que tenham necessidades na área da oftalmologia.

O acordo foi assinado esta quinta-feira pelos presidentes de câmara António Pina (Olhão) e Luís Gomes (VRSA), numa cerimónia que decorreu na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, na cidade pombalina.

O novo projeto destina-se a munícipes “com necessidade de consultas de oftalmologia e cirurgias às cataratas, que não têm possibilidades económicas de recorrer às unidades de saúde privadas e aos quais o Serviço Nacional de Saúde não consegue dar resposta”, explicou Luís Gomes.

- Publicidade -

Os dois municípios juntaram-se para contratar um médico oftalmologista, que dará consultas nos dois concelhos, e para suportar os custos do aluguer do bloco operatório quando o paciente necessitar de ser operado às cataratas. Estas cirurgias serão realizadas na clínica que o Hospital Particular do Algarve possui na cidade pombalina.

“Solicitámos preços às diversas unidades de saúde da região com capacidade para realizar este tipo de cirurgias e o Hospital Particular do Algarve foi o que fez a melhor proposta”, explicou Luís Gomes, acrescentando que o Centro Hospitalar do Algarve, uma unidade pública, “nem sequer nos respondeu”.

António Pina explicou que o aluguer do bloco operatório custará aos municípios “300 euros por cada cirurgia”, um valor “muito inferior ao que é cobrado em qualquer unidade privada por uma cirurgia deste tipo”, frisou o autarca.

As consultas começarão já no próximo dia 28 em Vila Real de Santo António, na clínica do Hospital Particular do Algarve que está localizada no Complexo Desportivo. Em Olhão o início está previsto para meados de agosto, já que serão efetuadas num espaço cedido pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve no Centro de Saúde daquela cidade e que necessita ainda de “pequenas obras de adaptação”, explicou António Pina.

As inscrições terão início já esta semana na cidade pombalina e no dia 28 em Olhão. Os casos serão analisados pelos gabinetes de ação social das autarquias, que terão em conta a situação económica de cada candidato.

Cada município disponibilizou 50 mil euros para as respetivas cirurgias, mas ambos os autarcas garantem que poderá existe a possibilidade de reforçar esta verba em caso de necessidade.

O projeto começa com a área da oftalmologia, no entanto o objetivo é alargá-lo a outras áreas em que o Serviço Nacional de Saúde não consegue dar resposta.

António Pina considera que esta iniciativa representa “uma pedrada no charco”, recordando que “muitas vezes as soluções para os problemas de saúde das pessoas, como este, nem sequer são caras, mas o Serviço Nacional de Saúde não consegue dar resposta”.

“Começamos com a oftalmologia porque consideramos que os problemas de visão são os que retiram mais qualidade de vida às pessoas. Mas não vamos ficar por aqui”, referiu o edil olhanense, que lançou o desafio às restantes autarquias algarvias para integrar o projeto.

Para Luís Gomes trata-se de “uma iniciativa histórica”, já que, além de ter o objetivo de resolver problemas que são da responsabilidade dos governos também tem a particularidade de juntar dois autarcas eleitos por partidos diferentes: Luís Gomes pelo PSD e António Pina pelo PS.

“É preciso deixar o paleio do discurso político. Fomos eleitos por partidos diferentes, mas é mais o que nos une do que aquilo que nos separa. O que estamos a fazer é dar uma resposta humana e solidária a quem mais precisa e é assumir as nossas responsabilidades”, afirmou o edil vila-realense.

Domingos Viegas

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.