Rastreio gratuito do cancro da mama chega dia 10 a Faro

ouvir notícia

.

A partir do próximo dia 10 de julho, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, através do Núcleo de Rastreios Oncológicos, promove o rastreio do cancro da mama no concelho de Faro, no âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve.

Assim, todas as mulheres dos 50 aos 69 anos, inscritas no centro de saúde e residentes no concelho de Faro, vão receber uma carta do Núcleo de Rastreios Oncológicos da ARS Algarve com a marcação/convite para realizarem gratuitamente uma mamografia digital na unidade móvel que se encontra instalada junto ao centro de saúde de Faro, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30 (dias úteis). O rastreio está previsto decorrer até ao dia 10 de outubro.

O rastreio é efetuado na unidade móvel, que tem uma tecnologia de última geração e única no país. Trata-se de um equipamento de diagnóstico de cancro da mama com imagens a 3 dimensões (3D), uma tecnologia que permite detetar em mais de 30 por cento os casos deste tipo de cancro.

- Publicidade -

“Esta tecnologia de última geração permite aumentar significativamente a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e o número de mulheres chamadas à consulta de aferição, reduzir a dose de radiação aplicada em cada exame e reduzir os custos do programa”, refere a ARS.

Refira-se que o Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, começou em setembro de 2005 e é realizado através de uma unidade móvel que percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento na sexta volta.

Em caso de dúvida (e se ainda não recebeu a carta a convidá-la para a realização do exame), contacte o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve através da linha de atendimento 289889912 (dias úteis das 10h00 às 12h00).

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.