Projeto pioneiro no país assegura a melhor água para beber

Águas do Algarve galardoada em Bruxelas

.

Um projeto pioneiro no país (“Life Hymemb”), liderado pelo LNEC, em parceria com a Águas do Algarve, foi premiado como um dos melhores projetos a nível europeu.

Tal como o JORNAL DO ALGARVE adiantou em meados de maio, este projeto da empresa responsável pelo tratamento e abastecimento de água na região algarvia foi selecionado pela Comissão Europeia como um dos dez melhores projetos do programa “Life” da UE, dos anos 2016 e 2017, na categoria ambiente. A entrega do prémio decorreu recentemente em Bruxelas.

“O objetivo deste projeto foi demonstrar a viabilidade e sustentabilidade da introdução de processos de membrana avançados em estações de tratamento de água, para criar uma barreira mais segura e resiliente contra contaminantes emergentes na produção de água para consumo humano, diminuindo simultaneamente os impactes ambientais”, explicam os responsáveis.

Ou seja, o projeto abordou de “forma inovadora” a utilização de membranas cerâmicas que já são utilizadas em muitos países europeus, mas ainda não em Portugal, demonstrando que esta tecnologia permite “a produção de água de forma sustentável”.

JA

You must be logged in to post a comment Login