Portimão: Proposta de revitalização de convento em ruínas dá nas vistas

ouvir notícia

A jovem portimonense propõe uma intervenção que permita “usufruir de um património devoluto, resgatando os seus vínculos e relações com a frente ribeirinha e com a cidade”

A jovem arquiteta Rita Ceríaco Pereira, natural de Portimão, foi premiada com menção honrosa no ‘Prémio Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista’ (Archiprix Portugal).

Rita Ceríaco Pereira apresentou uma proposta para o convento de Nossa Senhora da Esperança, também conhecido por convento de São Francisco, que nas palavras da jovem arquiteta é “o diálogo entre o edifício existente e a nova construção”.

“Trata-se de uma intervenção que procura a valorização e revitalização do património esquecido e, em simultâneo, da cidade, tendo em conta as características do lugar. É proposta uma estratégia urbana cuja intervenção no edifício e na sua área envolvente permite ao lugar uma função polivalente associada ao espaço público, que oferece um novo espaço para a cidade e para o quotidiano da população portimonense”, explica.

- Publicidade -

O convento de São Francisco de Portimão foi fundado em 1530, ao lado das margens do rio Arade. A sua história, nos últimos séculos, é a história de decadência de uma das mais importantes casas espirituais do Algarve da época moderna, e da sua ruína. Com o terramoto de 1755 deu-se o primeiro grande momento de destruição, com a derrocada de várias paredes, e desde então está cada vez mais votada ao abandono. Em 1911, estando abandonado, passou para a posse de João António Júdice Fialho, um dos principais nomes ligados à indústria conserveira algarvia, que o transformou em armazém e depósito de apoio a essa mesma atividade.

Ao longo do século XX, a Câmara de Portimão tentou adquirir o imóvel, mas, até ao momento, tal intenção não foi concretizada, impasse que tem acentuado o estado de quase ruína em que o imóvel se encontra…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 7 DE JUNHO)

NC|Jornal do Algarve

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.