Inauguração da Casa da Cultura em Loulé é ponto alto do 25 de abril

Aniversário da Revolução passa pela homenagem a cantores e cantautores de música de intervenção

ouvir notícia

A inauguração do novo espaço da Casa da Cultura de Loulé é um dos pontos altos das celebrações do Dia da Liberdade, no dia 25 de abril, anunciou o município.

O dia começa com o tradicional hastear da Bandeira Nacional, na Praça da República, com a participação dos Bombeiros Municipais e da Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

A partir das 10h30, no Cineteatro Louletano, a Assembleia Municipal de Loulé promove uma sessão comemorativa da Revolução. Este momento, aberto ao público, terá como convidado o jornalista Carlos Albino, figura que esteve diretamente ligada ao desenrolar dos acontecimentos do dia 25 de abril de 1974, por ter sido o responsável pela emissão da senha do início das operações militares que iriam derrubar o regime ditatorial, através do Programa Limite, na Rádio Renascença.

- Publicidade -

A leitura gravada da primeira estrofe da canção “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso, confirmou o golpe e o avanço das forças armadas. E é com o pensamento nesse dia que este louletano fará uma alocução nesta Assembleia sobre “As instituições democráticas”.

A sessão contará ainda com intervenções dos presidentes do Município, Vítor Aleixo, da Assembleia, Carlos Silva Gomes, e dos representantes dos partidos com assento parlamentar. Os discursos serão intercalados por apontamentos musicais protagonizados pelo Grupo Music Kid e por elementos do Coro de Câmara e Coro das Seis do Conservatório de Música de Loulé.

Às 17h00, é inaugurada a obra de reabilitação do edifício do antigo Atlético Sporting Clube, que passará a ser a nova “casa” da Casa da Cultura de Loulé. O imóvel localizado na Rua 5 de Outubro (“Rua das Lojas”) foi alvo de uma requalificação, permitindo criar na cidade mais um espaço virado para as atividades culturais, a par da presença desta associação que nasceu da efervescência cultural do pós-25 de abril.

As comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos encerram com “Cantigas de Maio”, no Cineteatro Louletano, pelas 21h00. Em estreia nacional, o contrabaixista Bernardo Moreira faz uma homenagem a autores que marcaram a história social, política e cultural do país, como José Afonso, Fausto Bordalo Dias, Vitorino Salomé, Sérgio Godinho, José Mário Branco, e outros, trazendo músicos de nova geração. Entre eles, João Neves, um dos cantores mais promissores na cena musical portuguesa.

Paralelamente a Biblioteca de Loulé associa-se a estas celebrações para promover a atividade pedagógica para a comunidade escolar – Saber + a Ler – com um ciclo de ateliês temáticos que focam o Dia da Liberdade, nos dias 21, 22, 25 e 27 de abril, bem como um concerto colóquio com Filipa Pais e Octávio Fonseca de homenagem a José Afonso, no dia 30, às 21h00.

“Não podíamos deixar de assinalar esta data marcante da nossa História que nos trouxe aos dias de hoje onde podemos celebrar livremente Abril e as suas conquistas, num contexto sociopolítico assente nos pilares da Democracia e no valor fundamental da Liberdade”, considera o presidente do Município de Loulé, Vítor Aleixo.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.