Lagoa promove primeira Mostra Internacional de Cinema

ouvir notícia

A mostra terá a sua abertura oficial, no dia 30 de abril, com a película premiada pela crítica em Cannes e no Festival de Cinema Europeu de Sevilha com o Giraldillo de Oro 2017: “A Fábrica de Nada”, de Pedro Pinho

O auditório municipal de Lagoa, recém-nomeado auditório Carlos do Carmo, será palco privilegiado da I Mostra Internacional de Cinema de Lagoa – Algares, que o município promove durante o próximo mês de maio. Projeção de películas, aulas, conferências, exposições e desafios prometem envolver os participantes numa literacia cinéfila mais alternativa, contribuindo para o conhecimento de filmes e curtas-metragens que circulam fora da rede comercial e que se encontram premiados dentro e fora do país.

A mostra terá a sua abertura oficial no dia 30 de abril, pelas 20h30, com a exposição “A aventura do cinema”, patente na sala polivalente do auditório municipal de Lagoa até 31 de maio. Inaugurará a tela a película premiada em Cannes com o prémio da crítica e no Festival de Cinema Europeu de Sevilha com o Giraldillo de Oro 2017: “A Fábrica de Nada”, de Pedro Pinho, com projeções no dia 30 (21h30) para o público em geral e, no dia 2 de maio (9h30), para os alunos do ensino secundário das escolas de Lagoa, que contarão ainda com um debate, no qual participará uma das argumentistas do filme, Leonor Noivo.

O Lagoa Short Film Festival terá lugar no dia 4, pelas 21h00 e, tanto a apresentação como a entrega de prémios será efetuada pela Nobel Internacional School Algarve. Dia 5 será exibido, pelas 21h30, um conjunto de curtas premiadas (“Novas Curtas Portuguesas”).

- Publicidade -

A 9 de maio, entre as 15h00 e as 17h00, o auditório do Convento de S. José receberá uma aula sobre as origens do cinema, ministrada por Graça Lobo.

No dia 16, pelas 18h30, a biblioteca municipal de Lagoa acolhe uma conferência sobre “A Receção dos Clássicos no Cinema”, por Adriana Freire Nogueira, enquanto no dia 23, (10h00-13h00), o auditório municipal acolherá a Festa do Cinema – Programa JCE (dirigida a alunos de 2º ciclo) e, pelas 18h30, a iniciativa “Vou levar os meus pais ao cinema”, com a exibição de “ O Garoto de Charlot”, de Charlie Chaplin.

No dia 30, a mostra chega ao Centro de Congressos do Arade (10h00-13h00) para a Festa Final de Encerramento do Programa JCE, dirigida aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário.

O encerramento oficial da mostra terá lugar no dia 31 de maio, pelas 21h00, com a exibição da película apresentada em 2015 no Festival de Sevilha, “O Futebol”, de Sergio Oksman.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.