Clubes louletanos recebem quase 700 mil euros da Câmara e terão apoio para comprar viaturas

Contratos-programa para desenvolvimento desportivo já foram assinados. Câmara quer vagas gratuitas nos clubes para crianças e jovens com menos recursos

.

Foram celebrados esta terça-feira os contratos-programa para desenvolvimento desportivo 2018 no Concelho de Loulé. A Câmara Municipal vai, assim, disponibilizar uma verba de 678.117,02 euros destinada a apoiar 29 associações desportivas.

Depois de aprovadas 29 candidaturas de entre 31 (três das coletividades não apresentaram a devida documentação), são abrangidos por estes contratos-programa um total de 3850 praticantes e 155 treinadores.

A Câmara seguiu vários critérios para a atribuição dos montantes, nomeadamente o número de praticantes que o clube mobiliza, o número de praticantes federados e o nível competitivo da prática desportiva (local, regional, nacional ou internacional).

Vagas para crianças desfavorecidas

Uma das novidades deste ano nestes contratos-programa é a criação de vagas sociais nos clubes para participação em atividades federadas. Ou seja, a autarquia lança o repto aos clubes para que disponibilizem duas vagas por modalidade, com frequência gratuita, para crianças ou jovens oriundos de agregados familiares desfavorecidos, referenciados pela Divisão de Coesão Social e Saúde da Câmara Municipal.

Esta iniciativa visa estimular a população mais jovem para a prática desportiva, apoiando aqueles com menos recursos financeiros.

“Este é mais um passo para a promoção do desporto informal no nosso concelho, uma aposta para incutir nos mais novos hábitos de vida saudáveis e também uma ocupação dos tempos livres que os afaste de caminhos desviantes”, frisou o presidente da autarquia, Vítor Aleixo.

Comparticipação para aquisição de viaturas

Apesar dos 29 clubes que celebraram estes contratos gerirem um total de 73 viaturas e da cedência de viaturas do Município, o transporte continua a ser uma das maiores dificuldades para os clubes. Nesse sentido, a à semelhança de anos anteriores, o executivo vai lançar uma iniciativa que visa a comparticipação de 75% até ao máximo de 25 mil euros para a aquisição de carrinhas de transporte de passageiros.

“Num concelho com um forte dinamismo desportivo graças a um trabalho meritório sobretudo das pessoas que integram os clubes e associações, a Câmara Municipal de Loulé não pode deixar de apoiar este movimento e de fazer tudo o que for possível para que este continue a ser um concelho cada vez mais ativo”, afirmou Vítor Aleixo.

Clubes com direito a apoio financeiro

Os clubes que assinaram estes contratos-programa foram:

– Academia Marcial de Loulé,
– Algarve Trail Running,
– Associação Cultural de Salir,
– Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé,
– Associação Desportiva do Clube de Ténis de Quarteira,
– Associação Dinamika,
– Casa da Cultura de Loulé,
– Centro Desportivo de Quarteira,
– Clube Basket Quarteira Tubarões,
– Clube BMX Asas da Cidade,
– Clube de Tiro de Loulé,
– Clube Desportivo Boliqueime,
– Clube Desportivo CHECUL,
– Clube Desportivo Recreativo Quarteirense,
– Clube Hípico de Loulé,
– Clube Internacional da Marina de Vilamoura,
– Clube Petanca “Escola de Loulé”,
– Clube Ténis de Loulé,
– Ginástica Clube de Loulé,
– Grupo Desportivo Ameixialense,
– Grupo Desportivo das Barreiras Brancas,
– Internacional Clube de Almancil,
– Juventude Sport Campinense,
– Louletano Desportos Clube,
– Motoclube de Loulé,
– Quarteira Sport Clube,
– Rugby Clube de Loulé,
– Sport Clube Escanchinas de Almancil e
– União Shitoryu Portugal.

You must be logged in to post a comment Login