BCE ameaça BPI com uma multa por dia

ouvir notícia

.

O BPI está obrigado, até ao dia 10 de abril, a reduzir a sua exposição ao mercado angolano, como exige o Mecanismo Único de Supervisão (MUS). Caso contrário, o Banco Central Europeu (BCE) irá começar a aplicar uma coima diária ao banco liderado por Fernando Ulrich, noticia esta terça-feira o “Jornal de Negócios”.

Faltam 40 dias para o fim do prazo que o BCE estipulou para o BPI regularizar a sua situação: o BPI anunciou aos mercados, há pouco mais de um ano, ter um excesso de concentração de riscos no mercado angolano, onde está presente através dos 50,1% que tem no Banco de Fomento Angola (BFA). Isto aconteceu após Bruxelas ter excluído Angola da lista de países com supervisão equivalente à europeia.

Esta ameaça de multa diária trata-se de uma forma de pressão para que o banco e os seus acionistas – em particular Isabel dos Santos –, de forma a haver uma resposta às exigências do BCE.

- Publicidade -

A multa pode chegar a 5% do volume de negócios diário médio: se o indicador de volume de negócios a ter em conta for o produto bancário, o BPI arrisca-se a pagar um máximo de 3,2 milhões de euros por dia, escreve o “Jornal de Negócios”.

Esta medida punitiva está contemplada no guia sobre supervisão bancária publicado pelo MUS em Novembro de 2014.

Fábio Monteiro (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.