Wembley e Munique foram à final do Euro 2020. Mas desta vez ganharam os ingleses

ouvir notícia

.

O estádio de Wembley foi escolhido para acolher a final e as meias-finais do Euro 2020, destruindo assim a esperança alemã de que a Arena de Munique, o estádio do Bayern e palco da final do Mundial 2006, fosse o anfitrião dos jogos mais importantes do torneio. A UEFA anunciou também, esta manhã, as 12 cidades-sede que irão receber os restantes jogos da competição.

Pela primeira vez, um torneio de futebol deste género não vai realizar-se num único país (ou dois, como já aconteceu no passado), estendendo-se antes por todo o espaço europeu. Candidataram-se diversas cidades e capitais do Velho Continente e a lista final foi hoje conhecida. A Federação Portuguesa de Futebol ainda considerou a hipótese de concorrer com os estadios da Luz, de Alvalade e do Dragão, mas a ideia acabou por ser abandonada.

Com uma capacidade para 90.000 espectadores, o moderno estádio de Wembley é o maior do Reino Unido e o segundo maior da Europa, só batido pelo Camp Nou, em Barcelona. A Inglaterra foi anfitriã do Mundial 1966 e do Europeu 1996, torneios que usaram o “velho” Wembley, destruído em 2002 para permitir a construção do novo complexo.

- Publicidade -

Munique, São Petersburgo, Roma e Baku (Azerbaijão) vão receber os encontros dos quartos de final, enquanto Copenhaga, Bucareste, Amesterdão, Dublin, Bilbau, Budapeste, Bruxelas e Glasgow vão acolher os jogos dos oitavos de final. Será nestas cidades que se realizarão os jogos da fase de grupos, enquanto Wembley fica apenas reservado para os três últimos jogos.

Durante o anúncio, o presidente da UEFA, Michel Platini, disse que este é um “momento histórico” no futebol europeu, com várias cidades de vários países a terem a possibilidade de receber jogos de uma fase final.

As candidaturas de Cardiff, Minsk (Bielorrússia), Sófia, Skopje (Macedónia), Estocolmo e Jerusalém não foram aceites pelo organismo promotor do torneio, que vai servir para assinalar os 60 anos da UEFA.

Se Londres, Munique, Roma, Bruxelas ou Glasgow são cidades com experiência na organização de grandes eventos desportivos, entre Mundiais, Europeus ou jogos da Liga dos Campeões, para as demais esta será a primeira vez.

Baku, Budapeste e Bucareste vão estrear-se como anfitriãs de um grande torneio, mas nem todos têm atualmente condições para receber o evento, obrigando a remodelações ou construção. Baku (proposta de estádio até 2015), São Petersburgo (2016), Bilbau (2015), Bruxelas (2018) e Budapeste (2018) são as cidades que ainda terão obra a fazer, umas na remodelação de estádios existentes, outras com infraestruturas de raiz.

Para Platini, este Europeu tem o mérito de “trazer a competição a todos, especialmente a países que de outra forma não teriam a oportunidade para o organizar”.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.