VRSA: Polícia Marítima apreende arrastão com 900 quilos de pescado apanhado ilegalmente

ouvir notícia

.

Um arrastão de pavilhão português pertencente a um armador espanhol foi apreedido ontem à noite pela Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, a cerca de 5 milhas (9,2 quilómetros) da praia de Monte Gordo, com espécies protegidas capturadas a bordo e com a arte de pesca ilegal.

​O navio tinha a bordo cerca de 300 quilos de crustáceos, cuja captura se encontra interdita até ao final do mês de janeiro, e cerca de 600 quilos de pescado, entre eles o tamboril que atualmente também se encontra no defeso.

O arrastão encontrava-se a navegar em direção para Espanha, para posteriormente vender o pescado capturado.

- Publicidade -

A rede que se encontrava montada no tambor do arrastão estava ilegal, por não ter as características técnicas previstas na lei. O navio tinha ainda um porão falso, onde estavam os crustáceos armazenados e dissimulados.

O navio foi encaminhado pela Polícia Maritima para o porto de Vila Real de Santo António, acompanhado pela embarcação do Comando-local da Polícia Maritima, onde descarregou o pescado capturado ilegalmente.

O pescado apreendido, por estar fresco e não ser possível devolver ao seu habitat natural, foi entregue na lota de Vila Real de Santo António, devendo o produto da venda reverter a favor do Estado Português.

O armador e o mestre do arrastão incorrem em várias contraordenações, com uma graduação que pode ir ate aos 125.000 euros.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.