Vila do Bispo observa rara sequência de eventos astronómicos

ouvir notícia

A “Maratona Astro-Arqueológica nos Menires de Vila do Bispo” realiza-se no próximo dia 27 de setembro

Para o próximo dia 27 de setembro, entre as 15h00 e as 4h00, já na madrugada do dia 28, a Câmara de Vila do Bispo preparou uma verdadeira “Maratona Astro-Arqueológica nos Menires de Vila do Bispo”.

A iniciativa inclui um vasto programa de atividades que pretende assinalar uma rara sequência de eventos astronómicos – equinócio de outono, lua cheia de outono, pôr-do-sol equinocial, eclipse total da lua – integrando-os culturalmente numa perspetiva arqueológica, histórica e etnográfica.

Este evento insere-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2015 e resulta do projeto de investigação da autoria de Fernando Pimenta, membro da Sociedade Europeia para a Astronomia na Cultura, e de Ricardo Soares, arqueólogo da autarquia de Vila do Bispo.

- Publicidade -

Assim, o Centro de Interpretação de Vila do Bispo acolherá, pelas 15h00, uma apresentação e alguns resultados do referido projeto (“ArqueoAstronomia Paisagística no Megalitismo Menírico de Vila do Bispo vs interfluvial Bensafrirn-Odiáxere”).

Logo a seguir, será feita uma contextualização do simbolismo das luas cheias equinociais e, em particular, da sequência astronómica, seguindo-se um passeio até Hortas do Tabual para, junto de alguns menires, se observar o nascimento da lua cheia de outono e o ocaso do sol equinocial. Pelas 21h30, realiza-se um percurso megalítico entre os menires da Pedra Escorregadia, Monte dos Amantes e Cerro do Camacho (Vila do Bispo) para observação das decorações simbólicas neles inscritas, com recurso a iluminação dirigida. Já na madrugada do dia 28, os participantes vão assistir ao eclipse total da lua, que terá lugar entre as 2h07 e as 4h23.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.