Vila do Bispo acolhe mais uma edição do Festival do Perceve

ouvir notícia

.

Lapas grelhadas, mexilhões, moreia frita, navalheiras, salada de polvo, papas de xerém, papas de mexilhão, choco frito e o “rei” da festa – o perceve –, são algumas das variedades gastronómicas que irão fazer as delícias de todos aqueles que visitarem a V edição do Festival do Perceve, de 2 a 4 de setembro, na Escola E.B 2,3 de S. Vicente, em Vila do Bispo.

No ano passado, ao longo de três dias foram consumidos mais de 2.500 quilos de marisco, incluindo cerca de 800 quilos de perceves.

Como é habitual, o evento conta ainda com muita animação musical. Assim, para a sexta-feira (dia 2) está prevista a atuação do Quarteto de Fado ao Sul e do grupo Jô-Kina & Bakorinhos. Já no sábado (dia 3) marcara presença o grupo Albuhera e, no domingo (dia 4), está agendado a atuação de Mr. Carly, Shoo e Pajó e do DJ Dope Boy.

- Publicidade -

Este ano, a organização do evento decidiu, tendo em conta o elevado número de visitantes nas edições anteriores, aumentar o espaço onde irá decorrer o certame. Assim, a iniciativa irá realizar-se numa tenda e no pavilhão da escola, onde existirão stands com artesanato, produtos típicos da terra, entre outros.

As portas abrirão todos os dias pelas 14h00 e encerrarão pelas 02h00 da manhã.

Organizada pela Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo e Costa Vicentina, com o apoio logístico e financeiro da câmara municipal, esta iniciativa tem como objetivo promover uma das maiores iguarias gastronómicas do município, o perceve.

Recorde-se que os perceves são abundantes na Costa Vicentina, mas muito difíceis de apanhar, devido aos locais de difícil acesso onde se encontram. Os marisqueiros descem as falésias para os apanhar, o que é perigoso tendo em conta a inclinação das mesmas. Às vezes a sua vida depende do companheiro que fica em cima, junto à corda de segurança, para apanhar perceves nas rochas, expondo assim as suas vidas a perigos constantes. É considerado como um dos mariscos mais seguros, em termos de qualidade e conservação.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.