Vai Andando Que Estou Chegando

Opinião de Carlos Figueira

Ainda a Escola Pública. Como se esperava o alarido foi grande em defesa do ensino privado pago por todos nós. Protestos, escritos ou gritados, em alguns a introduzir argumentos de completa falsidade quanto à qualidade da escola pública, colocando mesmo em causa a capacidade e dedicação do seu corpo docente. Por oposto esteve sempre ausente o facto de alguns colégios aumentarem artificialmente as notas dos alunos para lhes facilitar o seu acesso à Universidade. Mesmo os mais contidos escritos sobre tão importante matéria partiam sempre do pressuposto da escola pública, sendo importante, apresentar níveis de qualidade inferior. Imagino o que terá sido de reuniões em gabinetes de advogados, em sacristias, ou mesmo nos corredores e gabinetes de S. Bento, na preparação desta barragem desinformativa em torno da defesa do negócio privado pago pelos nossos impostos.

O debate na Assembleia correu francamente mal à direita que saiu dele um tanto depenada face às bem preparadas intervenções de toda a esquerda. Percebe-se o nervosismo da direita. Passos Coelho ainda em estado de prolongada ressaca provocada pela perda do poder, estava desde há muito sem qualquer bandeira e esta reacção corporativa caiu-lhe nos braços como uma bênção divina.

Finalmente a Frenprof reagiu à campanha e está na rua e na internet em recolha de apoios para uma petição em defesa da escola pública e dos seus profissionais. Oxalá que o governo por sua vez saiba resistir às enormes forças contrárias que estão no terreno.

AICEI. A Associação de Cidades e Entidades do Iluminismo, estrutura de que a autarquia de VRSA faz parte desde a primeira hora, tendo o seu Presidente assumido o cargo de Secretário Geral, realizou na passada semana uma reunião dos seus associados para preparar o seu encontro anual que esta ano se realiza na Covilhã em Outubro do ano corrente sob o lema “Mercantilismo e Conhecimento”.

A reunião teve lugar em Cartagena/Espanha cidade magnífica virada para o Mediterrâneo da qual se pode destacar, um casco histórico impecavelmente limpo, na sua maior área destinado exclusivamente a peões, marcado por edifícios neoclássicos, modernistas, num ambiente no qual igualmente se destaca a muralha do século XVIII e mais recentemente pela descoberta de um diverso conjunto arqueológico associado à presença romana na cidade dando a conhecer um esplendoroso anfiteatro, datado do S.I a.C, já hoje visitável.

Recebidos com total respeito pelo vereador da cultura e da educação e pela técnica que assume a coordenação de toda a área cultural, foram-nos proporcionadas condições de trabalho no interior do magnífico edifício que aloja a Câmara Municipal e boa parte dos serviços públicos destinados a servir a população e a sua economia. A cidade dada até a sua localização, teve ao longo de séculos vários ciclos de crescimento e depressão, assumindo-se hoje como cidade voltada para o turismo. Cartagena durante a guerra civil foi a última cidade a cair nas mãos do exercito franquista. É acontecimento de que se orgulham.

Eleições em Espanha. As eleições para o Parlamento que se realizam no próximo mês vão ter a novidade de, pela primeira vez, na sua disputa, haver à esquerda, uma coligação entre Podemos e a Esquerda Unida (IU). Júlio Anguita desde há muita numa posição sem grande exposição pública acabou por aceitar estar presente no acto da formalização desta nova estrutura e da improvisada intervenção que acabou por ter, num clima de grande emocionalidade, afirma ” ter chegado o tempo de substituir a cultura de resistência pela cultura de governo, com muita, muita luta “. Seguramente que sim mas para tal há que saber contar com o centro esquerda.

Carlos Figueira

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.