VAI ANDANDO QUE ESTOU CHEGANDO

Nesta semana última realizou-se uma importante reunião intercalar da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AICEI) estrutura da qual VRSA não só faz parte como detém a presidência do órgão executivo. A reunião realizou-se no Município de Es Castell em Menorca e desde logo quero sublinhar o cuidado, a atenção que por eles nos foi dispensada, garantindo condições óptimas para que a reunião se realizasse, mas igualmente quanto ao programa cultural que nos dispensaram, com visitas guiadas ao que de mais importante detêm no plano patrimonial, muito assente em fortificações militares, para além do seu bem tratado centro histórico.

Fizeram-me recordar que justamente há onze anos, em 2007, ali tinham acolhido uma reunião semelhante da AICEI na qual também tive a possibilidade de participar, iniciando então um percurso de trabalho, nesta área, até aos dias de hoje, através do exercício de poderes delegados pelo Presidente Luís Gomes e agora pela Presidente Conceição Cabrita. Na altura VRSA era a única estrutura portuguesa a participar na Associação. Incrível como o tempo passa, de facto não me dei conta que já tinham passado mais sete anos de vida. Da reunião recordo algumas das mais importantes decisões tomadas: a alteração da sede de Ferrol para Valência, acolhida no seio do Museu do Iluminismo e igualmente a decisão da realização de um Congresso em VRSA que de facto constituiu assinalável êxito.

Nesta reunião de agora a AICEI já conta com uma assinalável presença de entidades portuguesas porque para além do nosso município fazem parte a Covilhã, Lisboa, a Universidade de Coimbra e temos pedido de adesão da cidade do Fundão, bem como vários protocolos com diversas universidades, as mais recentes de Bogotá, na Colombia bem como da Nova Guatemala. Ou seja a Associação ganhou solidez, notoriedade, num processo que no plano executivo se deve em muito ao trabalho paciente e persistente que temos vindo a desenvolver.

Cabe destacar que nesta reunião definimos alguns acertos para o próximo Congresso, a realizar num departamento da Universidade de Coimbra, na primeira quinzena do próximo Outubro, sob o lema “ Iluminismo – Ciência e Educação “. Coube também a aprovação de um Protocolo com o MUVI que se encargará de actualizar todas as nossas formas de Comunicação. Nesse sentido posso afirmar que se tratou de uma tão interessante como profícua reunião.

Não contava regressar tão rápido a Menorca, o que significa que num percurso assente em laços familiares, durante alguns anos, constitui um espécie de vaivém, entre VRSA e S. Luis na respectiva ilha. Não deixou todavia de ser interessante, entrar em restaurante onde dezenas de vezes, ao longo de anos, tive a oportunidade de frequentar, e o mesmo se pode aplicar a bares entre o os quais Calas Fon, num ambiente muito especial, pelo lugar e o convívio que proporciona, a ouvir Habaneras e outras melancólicas canções mediterrâneas.

De regresso e olhando para o passado vivido, dei-me conta que tinha exorcizado todos os fantasmas que podem ter existido. De facto só razões muito excepcionais justificariam da minha parte, uma viagem a Menorca.

[email protected]

NB: Defendo que o aeroporto de Faro se passe a chamar aeroporto do Algarve Manuel Teixeira Gomes

Carlos Figueira

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.