VAI ANDANDO QUE ESTOU CHEGANDO

No que respeita ao Algarve, os resultados da 29 ª Cimeira Ibérica, desta vez com maior focagem nas regiões transfronteiriças, pelos resultados anunciados, constituíram forte decepção para a região fronteiriça que a Sotavento nos separa dos nossos vizinhos. De facto foi a região com menores projectos a considerar a pesar nos respectivos apoios (9 milhões de euros) que rapidamente se esgotarão nos dois projectos anunciados: a reparação do tabuleiro da ponte e o desassoreamento do Guadiana até Mértola. Não está em causa a justeza dos projectos a candidatar até 2020, o que está em causa é que mais uma vez ficam de fora, entre outros projectos, a ligação de VRSA a Beja, tal como uma nova ponte a Norte para tornar mais fácil o acesso de Alcoutim a São Lucas do Guadiana, tal como também ficou de fora a ligação ferroviária entre Ayamonte e Huelva de inegável interesse para estas regiões fronteiriças. Neste quadro, sem novas infraestruturas, em matéria de transportes rodoviário e ferroviário, mais difícil se torna atrair investimento.

Um interessante estudo publicado no JP de 3 de Junho acerca dos efeitos da entrada em vigor da Lei de limitação de mandatos autárquicos, cujo primeiro impacto se verificou nas eleições de 2013, dá-nos conta que na altura foram substituídos, por impedimento legal de se recandidataram ao município que até aí exerciam a presidência, 160 cidadãos o que não impediu alguns deles de se candidatarem a outros municípios em idênticas responsabilidades. Alguns deles foram até eleitos, caso de Castro Marim, onde o ex-presidente de Alcoutim ganhou neste conselho a presidência. Já nas eleições de 2017 só 41 cidadãos tiveram de abandonar enquanto 267 se mantiveram nos seus cargos.

A nova Lei permitiu refrescar o quadro de candidatos, diminuindo a média de idades, cortou com mandatos “eternos“ que facilitavam gestões caciqueiras, produzindo um arejamento quanto a novos projectos de gestão virados para o apoio ao desenvolvimento, à cultura, à valorização do património histórico. Com o complemento de novas leis relacionadas com um maior controle da gestão do bem publico e medidas mais severas para quem não o pratica, tornou a gestão autárquica mais transparente e mais acessível aos cidadãos.

Todavia, passados que foram estes anos de interregno, eis que as próximas eleições autárquicas de 1 de Outubro do corrente ano, pelo que desde já está anunciado, haverá  um processo marcado pela tentativa de regresso de antigos autarcas na disputa à presidência de vários municípios. São ao casos conhecidos (JP 03.017) até agora de: Isaltino e Joaquim Raposo a Oeiras; Narciso Miranda a Matosinhos; Ana Cristina Ribeiro a Salvaterra de Magos; Fernando Costa a Leiria; Fernando Seara a Odivelas; Carlos Pinto à Covilhã; António Murta a VRSA ; José Estevens a Castro Marim e Valentim Loureiro a Gondomar candidato que define o seu gesto como provocado pelo “bichinho da política“ ele que se considera um “Marcelo em ponto pequeno“ vá lá saber-se o porquê. O poder e o seu exercício dominam vontades e vidas a quem tem pouco mais para dar em termos de cidadania e valores à sociedade.

Há já algum tempo que deveria expor aqui o meu desagrado, desencanto, pela situação da EN 125 sobretudo no troço que conheço melhor entre VRSA e Tavira ou até mesmo Faro, impróprio de uma região europeia até pela exposição perante quem nos visita em férias. Da mesma forma o troço da Via do Infante, entre a saída da Ponte e o desvio para Tavira, igualmente impróprio, com piso cheio de deformações, numa via que todos nós utentes pagamos. Para onde vai este dinheiro?

Carlos Figueira
[email protected]

NB: Defendo que o aeroporto de Faro se passe a chamar aeroporto do Algarve Manuel Teixeira Gomes

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.