Vai Andando Que Estou Chegando

Volto a Mário Soares. Fui surpreendido pela sua anunciada morte apesar das notícias sobre o seu estado de saúde anunciarem o pior. Mas a morte é a pior das notícias sobre quem quer que for. Na circunstância, tratava-se de uma personagem que na resistência à ditadura e na procura de estabilidade do regime democrático procurou, creio, sinceramente, que apesar de todas as divergências com a esquerda, que Soares se posicionou mais de acordo com a correlações de forças em presença e nesse sentido teve um papel que ainda hoje não lhe está inteiramente reconhecido (para o bem e para o obscuro) devidamente em relação, entre outras decisões, ao processo da descolonização.

É exactamente por tal, que embora as diferenças e conflitos políticos que marcaram a vida política nesses tempos, particularmente entre Eanes e Mário Soares, como Primeiro-Ministro e Presidente da República, sublinho e revejo-me na postura de Eanes, ao considerar que a Pátria lhe era devida nesta homenagem, o que o coloca numa figura de estado para além das disputas partidárias do momento.

A direita e sobretudo o centro direita procurou ofuscar as comemorações procurando minimizar a importância de uma personagem que inquestionável marcou o combate à ditadura e também por um posicionamento ideológico de centro esquerda quando a esquerda aspirava a outro substantivo aliado do PCP, distante do populismo de origem chinês que confundiu e dividiu ideologicamente a esquerda e em particular quadros e influencia oriundos do PCP.

Voltando a Soares não tenho dúvidas que a homenagem que lhe foi prestada foi na justa medida de um homem que foi uma relevante figura de estado nas múltiplas funções que lhe foram conferidas e das quais, umas mais que outras, nos referenciamos. Sendo, no mesmo sentido, uma inquestionável figura do 25 de Abril.

Carlos Figueira

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.